23/06/2022 18h00 - Atualizado em 24/06/2022 09h54

Regional Sul de Saúde promove encontro sobre urgências obstétricas

A Superintendência Regional Sul de Saúde promoveu a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências voltada à prevenção da mortalidade materna por hemorragia pós-parto. O encontro intitulado “As Principais Urgências Obstétricas”, aconteceu no último dia 14 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim.

Cerca de 60 profissionais, entre médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atuam nos 26 municípios da Região Sul de Saúde, além de médicos e enfermeiros que trabalham nos Pronto Atendimentos (PA) desses municípios estiveram presentes e acompanharam as informações apresentadas pela referência técnica estadual da Rede de Urgência e Emergência, Carlos Guerra e das referências técnicas estadual da Rede de Atenção Materno-infantil, Ary Célio de Oliveira e Solange Rodrigues da Costa Nascimento.

De acordo com o superintendente da Regional Sul, Márcio Clayton, a capacitação faz parte da Estratégia Zero Morte por Hemorragia Materna no Estado do Espírito Santo, que foi pactuada em 2021 entre o Governo do Estado e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e seu Centro Latino-Americano para Perinatologia – Saúde das Mulheres e Reprodutiva (CLAP/SMR).

“No ano passado, foram realizadas capacitações direcionadas para hospitais, sobretudo para os de atendimento de alto risco, para onde são encaminhadas essas gestantes. Já neste ano, o público-alvo das capacitações são médicos e enfermeiros de UBS, PA, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais de pequeno porte (HPP), que são a porta de entrada das gestantes na Rede de Urgência e Emergência. Com isso, o objetivo é que esses profissionais saibam as abordagens necessárias em casos de urgência”, esclarece o superintendente.

Referência Técnica da Rede de Atenção Materna e Infantil da Região Sul (RAMI-Sul), a assistente social Bruna Celis Marin Lovatte detalhou que nas capacitações são realizadas orientações sobre o cuidado com a paciente, a exemplo dos medicamentos recomendados para casos de hemorragia.

“Além disso, são instruídas quais ações os médicos, nessas unidades, precisam ter, para socorrer a gestante com melhor qualidade e, então, encaminhá-la para o ponto de atenção adequado, que é a maternidade de referência, normalmente de alto risco. E a gestante, nessas adversidades, deve ser encaminhada numa condição de estabilidade em processo de hemorragia, convulsão, eclampse ou de picos sérios de pressão. Enfim, quanto mais bem cuidada a gestante for na porta de entrada, maior será a qualidade de todo o processo nessa situação de agudização de alguma doença”, complementa.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Americo Bezerra