Regional Sul promove oficina de capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde Sul, promoveu, na última quinta-feira (18), uma oficina de capacitação em educação em saúde voltada para profissionais da rede municipal. A ação integrou a programação da Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos, organizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-ES).
A oficina foi conduzida pela referência técnica regional de Animais Peçonhentos, Fabiana Bravo, em parceria com a referência técnica do Programa de Educação em Saúde da Vigilância Estadual (PESVES) da Regional Sul, Thaís Rangel Damasceno.
Participaram profissionais dos 26 municípios da região, incluindo representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Atenção Primária, PESVES e assistência. O encontro teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e pedagógico sobre acidentes com animais peçonhentos e ampliar as estratégias de prevenção junto à população.
A programação contou ainda com atividades lúdicas, incluindo quiz, jogos, paródias e dinâmicas musicais, nas quais os participantes se dividiram em grupos para aprender de forma prática e divertida sobre acidentes com animais peçonhentos. A abordagem interativa, segundo Fabiana Bravo, tornou o aprendizado mais envolvente e facilitou a assimilação dos conteúdos.
“A oficina tem como objetivo capacitar os profissionais da área da saúde no conhecimento sobre acidentes com animais peçonhentos e, com isso, favorecer a disseminação dessas informações nos municípios. Esse processo amplia a conscientização da população e, consequentemente, contribui para a redução do número de acidentes”, destacou Fabiana Bravo.
O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Sul, Giovani Valory, ressaltou a importância da capacitação para os municípios. “Esta oficina capacita os técnicos municipais não apenas sobre o manejo dos acidentes por animais peçonhentos, mas também sobre o uso de recursos pedagógicos para as ações de educação em saúde em seus territórios”, afirmou.
A superintendente regional de Saúde Sul, Samilla Figueira, ressaltou o impacto da iniciativa para a população. “Ao qualificarmos as equipes da região, ampliamos a capacidade técnica dos profissionais e fortalecemos a rede de atenção à saúde. Com equipes mais preparadas, a população recebe orientações mais seguras e atendimentos mais adequados em situações de risco, o que ajuda a reduzir acidentes e salvar vidas”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira