Residente do Rio Grande do Sul acompanha metodologias aplicadas na área da Saúde capixaba

“Acredito que o slogan que cabe ao Espírito Santo é Trabalha, Inova, Vacina e Confia. Digo isso diante das ações realizadas em prol da ciência e saúde dos cidadãos do Estado”, relatou a médica e residente em medicina de Família e Comunidade do Rio Grande do Sul, Nara Monte Arruda, de 30 anos.
No início do mês de novembro, a profissional se instalou em solos capixabas por 15 dias para aprimorar seus estudos, vivenciar o atendimento e gestão dos serviços de saúde, pincipalmente na Atenção Primária à Saúde (APS). A residente explicou que a motivação de conhecer a metodologia do Estado deu-se pelo posicionamento dos gestores durante a pandemia da Covid-19.
“Fiquei muito empolgada para realizar parte da minha residência no Espírito Santo, pois já acompanhava e observava os resultados de uma boa gestão no enfretamento à pandemia”, disse.
Uma das visitas foi ao município de Cariacica, onde ela acompanhou de perto a transformação que está sendo implantada na Atenção Básica da região, o orçamento em saúde e processo de territorialização. Além disso, ela se reuniu em alguns momentos com o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, para troca de experiências.
Nara Arruda elogiou os programas e equipamentos desenvolvidos no Estado como Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o provimento de profissionais da Saúde, regulação formativa além do novo sistema de notificações de doenças e-SUS VS. Segundo a médica, o trabalho realizado na saúde capixaba deve ser acompanhado de perto pelos demais estados brasileiros, por serem projetos que proporcionam aumento de resolutividade nos serviços, com atendimento humanizado e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.
“As impressões de tudo que eu vi no Estado são as melhores possíveis. Fiquei muito feliz e entusiasmada ao conhecer o processo que o Espírito Santo está passando desde que essa gestão iniciou, propondo o melhor para todos e com muita qualidade. Outro ponto que me chamou atenção foi o fato de tudo ser construído em conjunto com a população e trabalhadores do SUS”, relatou.
Residências do ICEPi
No Espírito Santo são ofertadas vagas de pós-graduação em residência médica e multiprofissional, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI). Ao todo, são oito programas diferentes: Multiprofissional em Saúde Coletiva; Multiprofissional em Saúde Mental; Multiprofissional em Saúde da Família; Multiprofissional em Cuidados Paliativos; Médica em Acupuntura; Médica em Pediatria; Médica em Psiquiatria; e Medicina de Família e Comunidade.
Atualmente o ICEPi conta com 285 residentes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e em outros serviços de saúde de nove municípios capixabas. A especialização é realizada entre dois e três anos, sendo considerada padrão ouro da formação em saúde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br