Residentes do Hospital ‘São Lucas’ participam de projeto para integrar áreas de estudo
-1.png?v=638924959090416950)
Uma vez ao mês, os residentes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, se reúnem para um momento especial no “Café com residente”. O projeto, que tem por objetivo propiciar aos residentes um espaço em que eles mesmos possam ministrar aulas sobre um tema relevante dentro da sua especialidade, realizou a sua terceira edição no último 21 de agosto. O próximo encontro já está agendado para o final de setembro.
O “Café com residente” foi criado pela médica e diretora-técnica do hospital, Elaine Dall’Orto, e pelo diretor-clínico, Rodrigo Conti. Durante os encontros, além das aulas, os demais residentes e os preceptores são convidados a discutir o tema, a fim de tornar o ambiente de aprendizado leve, interessante e com troca de experiências entre as áreas.
A terceira edição contou com a participação de mais de 30 profissionais, sendo em sua maioria das especialidades de Medicina Intensiva, Medicina de Urgência e Emergência e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
“O encontro é mais uma oportunidade que temos de disseminar o conhecimento atualizado entre as áreas, desenvolver as habilidades de pesquisa e apresentação oral dos nossos resistentes e ainda permitir a participação dos preceptores e outros profissionais da instituição, tornando o momento de trocas enriquecedor para todos”, explicou o diretor-clínico do Hospital “São Lucas” e coordenador da residência de Medicina Intensiva, o médico Rodrigo Conti.
Quem também aprovou a iniciativa foi a coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa da unidade, Aparecida Taliuli. “Além da integração entre as áreas, a socialização e o desenvolvimento dos nossos residentes, temos também uma excelente oportunidade de ampliar a nossa produção acadêmica, já que a troca de casos fomenta a participação em congressos e até mesmo a geração de artigos e futuras pesquisas”, comemorou a coordenadora.
Terceiro encontro discute sobre urgências bucomaxilofaciais
A cirurgiã-dentista formada pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Luísa Cantuário, foi a responsável pela aula do último dia 21, sobre urgências bucomaxilofaciais e o manejo cirúrgico de traumas complexos de face.
Ana Luísa é residente do primeiro ano e se mudou para Vitória exclusivamente para cursar a residência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que é desenvolvido em tempo integral por um período de três anos no Hospital “São Lucas”, com foco no atendimento do trauma complexo de face.
“A oportunidade de apresentar sobre urgências bucomaxilofaciais e o manejo cirúrgico de traumas complexos de face foi muito gratificante e permitiu compartilhar conhecimentos, refletir sobre a prática clínica e dialogar com profissionais de diferentes áreas. Essa vivência reafirmou a relevância da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, especialmente no contexto do nosso hospital, pois além de intervir diretamente em situações críticas, nossa especialidade restabelece função e estética, assim como proporciona qualidade de vida aos pacientes, evidenciando seu impacto na sociedade”, frisou Ana Luísa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes (27) 93500-7248