13/06/2022 18h30

Salas de cirurgia do Himaba recebem novos focos cirúrgicos

No ano em que completou duas décadas de atuação, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha e gerenciado pelo Instituto Acqua, passa por diversas reformulações estruturais, entre elas, a instalação de recursos tecnológicos de última geração. Os mais recentes equipamentos que chegaram na unidade para implantação nas salas cirúrgicas da unidade hospitalar foram dois focos cirúrgicos de teto FL 2000 T, cedidos pela Universidade Vila Velha (UVV).

A estreia do moderno equipamento, que conta com tecnologia em LED e variação de luzes, aconteceu no último dia 31 de maio, com uma cirurgia cardíaca de alta complexidade em paciente de 8 meses. O cirurgião cardiovascular Luiz Renato Daroz, ao lado de mais quatro cirurgiões, participou da primeira intervenção realizada com o novo equipamento, um fechamento de comunicação interventricular, em uma cardiopatia congênita que está entre as referências de tratamento do hospital. O médico destacou a importância desse investimento para o sucesso das operações.

“A boa iluminação do ambiente está diretamente relacionada ao sucesso de uma cirurgia, afinal, é por meio dela que temos uma melhor visibilidade da área a sofrer interferência e que nos apresenta um panorama assertivo sobre a mesma. A tendência é que essas ferramentas implantadas tragam ainda mais segurança e comodidade aos procedimentos realizados no Himaba”, pontuou Daroz.

Para o diretor técnico do Himaba, Guilherme de Freitas Lima, o empenho entre a gestão do Instituto Acqua e a UVV foi fundamental nesse processo de melhoria. "O Himaba é referência Estadual em cirurgias cardíacas para mal formações em crianças e realiza mais de 20 procedimentos por mês, além de diversos outros procedimentos de alta complexidade pela cirurgia pediátrica, cirurgia de coluna entre outras especialidades e procedimentos de emergência”, ressaltou.

Ele destacou também o apoio da Universidade Vila Velha, uma parceira que mantém o Himaba como hospital-escola. “Assim, ganham tanto os futuros profissionais em seus campos de estágio quanto a população do Espirito Santo, que conta com cirurgias executadas com maior segurança, eficiência e presteza", acrescentou Lima.

A supervisora de enfermagem do centro cirúrgico do Himaba, Ana Maria Santana, garantiu que o momento é de gratidão. “A implantação destes equipamentos confere mais motivação às equipes médicas e assistenciais, que se sentem valorizadas e veem a diferença durante a atuação em procedimentos cirúrgicos. É um impacto muito positivo tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, comemorou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br     


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard