11/07/2025 17h09

SAMU 192 simula acidente com múltiplas vítimas em cenário realista envolvendo bicicletas elétricas e carro de passeio

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) promoveu, nesta sexta-feira (11), o Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) e o resgate aéreo cujo cenário de prática envolveu, pela primeira vez, bicicletas elétricas, veículo de passeio, além do acionamento da equipe aeromédica do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER). O simulado aconteceu na Orla de Camburi, em Vitória.

O simulado é uma parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa); o Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER); o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES); e a Guarda Municipal de Vitória (GMV). A ação fez parte da programação oficial do 5º Congresso Aeromédico (CONAER), como uma das atividades do módulo prático, e pôde apresentar aos congressistas de todo País, além da sociedade capixaba presente, a eficiência da resposta a traumas no Estado, além da capacidade de resposta integrada.

“Simulados como esse e o que promovemos durante o ‘Maio Amarelo’ auxiliam na integração e capacitação de todas as instituições envolvidas no atendimento a grandes emergências, assim como o compromisso não só do Sistema Único de Saúde (SUS), mas de todas demais instituições, na busca constante de melhorias no atendimento ao cidadão”, reforçou o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa.

Durante o cenário simulado, foi representada a colisão de frente de ciclistas que utilizavam bicicletas elétricas e que, com o impacto, acabaram arremessados no estacionamento da Orla, onde foram atropelados por um veículo de passeio que acessava em velocidade incompatível com a via e sem a devida atenção.

O incidente promoveu o atendimento de nove vítimas, com diferentes graus de gravidade, classificadas segundo o protocolo START (Simple Triage And Rapid Treatment) de triagem em incidentes com múltiplas vítimas. As vítimas foram interpretadas por acadêmicos da área da Saúde, que foram previamente capacitados e caracterizados com lesões realísticas para a atividade.

Com a popularização das bicicletas elétricas no Espírito Santo, especialmente entre os ciclistas da Grande Vitória, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do SAMU 192, Filippi Almeida, reforçou a importância da conscientização de toda população. Segundo o profissional, desde 2022 até junho deste ano, o SAMU 192 já realizou ao menos 41 ocorrências envolvendo bicicletas elétricas, sendo 90% deles na Região Metropolitana.

“O exercício técnico faz parte da programação oficial do CONAER, onde podemos destacar a atuação da equipe aeromédica capixaba em cenários urbanos complexos, além de trazer pela primeira vez a simulação de acidentes envolvendo as bicicletas elétricas, podendo ampliar a sensibilização da sociedade na prevenção de acidentes”, disse Filippi Almeida.

Mais fotos do simulado neste link.

 

Atendimentos a bicicletas elétricas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) contabilizou, de janeiro de 2022 até junho deste ano, 41 ocorrências relacionadas a bicicletas elétricas no Estado. Desse total, 90% foram na Região Metropolitana, e 5%, cada, nas regiões norte e sul do Estado. Além disso, 46% dos acidentes demandaram atendimento pré-hospitalar com a remoção da vítima para a unidade hospitalar.

Entre a faixa etária de maior ocorrência das vítimas, está jovens-adultos de 20 a 39 anos, representando 36,6% dos acidentes, seguidos pelas faixas etárias de 40 a 59 anos (29,3%) e 10 a 19 anos (19,5%). Em relação ao sexo, 61% foram homens e 39% mulheres.

Sobre o CONAER 2025

O 5º Congresso Aeromédico (CONAER) teve por objetivo reunir profissionais da Aviação, da Saúde e da Segurança Pública de todo o País, a fim de promover o encontro entre médicos, enfermeiros, militares, policiais, bombeiros, aeronautas, fisioterapeutas e estudantes, além da integração, o desenvolvimento, a produção científica e a troca de experiências.

O evento foi realizado entre esta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), em Vitória, pela Associação Brasileira de Operações Aeromédicas, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo, da Secretaria da Casa Militar.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard