SAMU para Todos: Estado realizada oficina estratégica à implantação na Região Central/Norte de Saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa) realizou uma oficina de alinhamento das próximas ações e etapas da implantação do programa estadual ‘SAMU para Todos na Região Central/Norte da Saúde do Estado’. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (14) no município de Colatina, com a presença do subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde (SSERCAS), Gleikson Barbosa dos Santos, e de secretários municipais da Saúde.
A oficina foi organizada em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), SSERCAS e Superintendência Regional de Colatina. Foram abordados: logísticas da regulação das urgências, orientação de quando acionar o SAMU 192 e estratégias para o início da operacionalização dos serviços em 14 municípios contemplados pelo Consórcio Cim Noroeste.
São eles: Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Pancas, São Domingos do Norte, Barra de São Francisco, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Água Doce do Norte e Ecoporanga.
O subsecretário destacou a importância do contato direto com os atores responsáveis pela futura expansão do serviço. “Essa oficina é fundamental para que sejam realizadas as pactuações necessárias para o melhor funcionamento do SAMU 192, garantindo maior assistência com excelência à população. Teremos uma grande entrega na Região Central/Norte, e esse momento nos permite esclarecer dúvidas e alinhar conceitos”, disse Gleikson dos Santos.
A superintendente também ressaltou que “essa é uma oportunidade de reforçar a parceria do Governo do Estado, municípios e Consórcio, buscando sempre a qualidade nos serviços de saúde e auxiliar da melhor forma a população. O SAMU 192 é muito esperado em toda nossa região”.
O diretor executivo do consórcio representante, Smilei Duques, enfatizou a grandiosidade do serviço pré-hospitalar e a importância da comunicação entre os representantes municipais e estaduais. “Estamos em plena comunicação com as cidades para que as bases sejam adequadas o quanto antes para o início do serviço na região. Além disso, é importante reforçar a excelência do alinhamento da Sesa com os municípios, o que facilita o empenho da expansão”, afirmou.
Também estiveram presentes na ocasião a superintendente da região, Maricélis Engelhardt; a coordenadora do Programa Samu para Todos, Élida Ierke; representantes dos Pronto Atendimentos (PA) e de hospitais de pequeno porte dos municípios; e representante da Central de Regulação SAMU 192.
SAMU 192
O SAMU 192 faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Atualmente, o serviço está presente em 56 municípios do Estado, representando uma cobertura populacional de, aproximadamente, 87%. Para atender à demanda em tempo oportuno, são 86 unidades móveis de atendimento, sendo 66 Unidades de Suporte Básico e 20 Unidades de Suporte Avançado.
Quando acionar o SAMU 192
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de:
- Parada cardiorrespiratória;
- Dor forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia