15/01/2024 09h00

Saúde Fácil: 56 mil procedimentos oftalmológicos são realizados no Norte do Espírito Santo

Com mais de 56 mil atendimentos no ano de 2023 – entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos – o serviço de oftalmologia implementado pelo Programa Saúde Fácil, da Secretaria da Saúde (Sesa), é uma referência para o tratamento e prevenção de doenças oftalmológicas na região Norte do Espírito Santo. No mesmo período, 241 pessoas foram beneficiadas pelo Programa de Órteses e Próteses Oculares e receberam óculos de forma gratuita. 

Em funcionamento no Hospital Municipal de Conceição da Barra (HMCB) desde 2021, o Saúde Fácil fortalece a política de regionalização do acesso à saúde do Governo do Estado.

O superintendente Regional de Saúde (SRS) de São Mateus, Edilson Monteiro, destacou que o programa atende às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais perto da casa e diminui o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas. “Esse é um serviço muito importante para a região Norte, para que as pessoas façam tratamento e acompanhamento mais perto de casa”, frisou Monteiro, ao garantir a continuidade do serviço em 2024.

No último ano, de janeiro a dezembro, foram realizadas 22.613 consultas oftalmológicas, 22.069 exames e 12.270 procedimentos cirúrgicos pelo programa no Norte do estado, com investimento de R$ 8 milhões.

Ao todo, foram oferecidas 32 modalidades de exames e cirurgias, sendo os mais frequentes os de retinografia (2.291), que verifica o fundo de olho, e campimetria (2.153), que detecta anormalidades no campo visual. A cirurgia mais frequente foi a facoemulsificação, uma das técnicas de retirada de catarata, com 6.947 procedimentos realizados.

 

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve ser primeiro avaliado pelo médico da Unidade de Saúde de referência no município de domicílio. Depois disso, o paciente é cadastrado e passa a integrar a fila para regulação. Assim que a vaga é disponibilizada, o cidadão é agendado para ser avaliado pelo médico especialista.

 

Faltas

Para aumentar a eficiência do programa, Monteiro ressaltou a importância de os usuários agendados comparecerem às consultas e procedimentos marcados pelo Sistema Estadual de Regulação. As faltas sem aviso prévio, mesmo após a confirmação da presença, acarretam no aumento do tempo de espera de outras pessoas que estão na fila para receber atendimento especializado, além de prejudicar o próprio usuário, pois terá que aguardar por uma nova consulta.

Para lembrar os usuários dos procedimentos agendados, a Secretaria da Saúde (Sesa) envia um SMS com informações sobre a consulta para o paciente, com a data, horário e orientação para a retirada do comprovante de agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, que deve ser feita em até cinco dias antes do agendamento.

Para o envio do comunicado, é utilizado o número de telefone cadastrado no sistema da unidade de saúde. Por isso, é muito importante que o usuário mantenha os dados pessoais atualizados.

 

Programa de Órteses e Próteses Oculares

Mais um passo do Governo do Estado na garantia do acesso à saúde foi iniciado por meio da Superintendência Regional de Saúde Norte, em São Mateus, no final de setembro no Centro Regional de Especialidades (CRE), o Programa de Órteses e Próteses Oculares, que beneficiou com óculos gratuitos 241 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do SUS, emitida no prazo máximo de seis meses. Depois disso, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência no seu município para fazer o agendamento com o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard