Saúde inicia implementação e expansão da PrEP em seis municípios do Estado

Atendendo ao plano de expansão do serviço, o Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, na manhã dessa quinta-feira (21), um treinamento para médicos e coordenadores dos municípios que estão em fase de implementação. Entre os municípios contemplados estão: Vitória, Viana, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Linhares.
Ministraram o treinamento a coordenadora Estadual do Programa de DST/Aids, Sandra Fagundes, o enfermeiro da Coordenação Estadual de Aids, Luciano Gonçalves, as assistentes sociais da Sesa, Andrea Pretti e Julimar França, o médico José Américo Carvalho (Hospital das Clínicas), e o farmacêutico Luciano Batista Cerqueira.
A implementação integral do serviço de profilaxia nesses municípios está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.
O que é PrEP HIV?
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.
A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se fizer parte de uma dessas populações-chave:
- Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
- Pessoas trans;
- Trabalhadores (as) do sexo;
- Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
- Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;
- Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
- Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A busca por novas formas de prevenção e combate ao vírus HIV levou o Ministério da Saúde a implementar no Sistema Único de Saúde (SUS), em janeiro de 2018, a Profilaxia pré-exposição (PrEP). Desde então, o medicamento tem sido disponibilizado, por meio das secretarias estaduais de Saúde, às populações mais vulneráveis à infecção.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br