26/06/2023 17h26

Saúde recebe oficina nacional de elaboração de Planos de Contingência em respostas às emergências em saúde

Com o objetivo de fortalecer a Vigilância em Saúde do Espírito Santo em respostas às emergências em saúde e desastres naturais, a Secretaria da Saúde (Sesa) recebe a “Oficina de Elaboração de Planos de Contingência”, realizado pelo Ministério da Saúde. A abertura do evento aconteceu nessa segunda-feira (26), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, e do diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública (DESMP), do Ministério da Saúde, Márcio Henrique de Oliveira Garcia. As atividades seguem até a sexta-feira (30). 

O secretário ressaltou a importância de se planejar, especialmente ao se tratar de desastres naturais e emergências em saúde. “O trabalho feito aqui hoje é realizado por pessoas que muitas vezes não aparecem, mas que se colocam a serviço de muitas outras pessoas. É por meio do planejamento e da construção de planos de contingência que muitas vidas são salvas”. 

Durante a semana, os profissionais participarão da elaboração de planos de contingência, enfatizando a importância da preparação e resposta eficiente, especialmente em relação às enchentes. O Espírito Santo é o primeiro estado a receber a oficina realizada pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública. 

Ainda durante a abertura, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, também destacou o planejamento, assim como a naturalização da gestão da emergência. “O planejamento para as emergências é fundamental e estaremos apoiando todos municípios e estados que requisitarem o nosso apoio, uma vez que não devemos jamais naturalizar as emergências, mas sim a gestão da emergência. Pois, sabemos que elas vão acontecer, sejam ligadas às doenças infecciosas ou aos desastres naturais, mas a outra certeza que devemos ter é que a única forma de reduzir os danos é com um bom planejamento”. 

Estiveram presentes ainda os subsecretários estaduais Orlei Amaral Cardoso e Francisco José Dias da Silva; o superintendente do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin; a presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS-ES), Sandra Regina Lupim; o diretor de Operações do Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo, o tenente-coronel Washington Ferreira Dias; e do coordenador-adjunto de Proteção e Defesa Civil, o tenente-coronel Hekssandro Vassoler. 

A oficina, que acontece até a próxima sexta-feira (30), será marcada por discussões sobre gestão de riscos e a avaliação de riscos, além da elaboração do Plano de Contingência voltado à emergência ligada às enchentes, com colaborações intersetoriais, e do simulado do plano.

 

Apresentações sobre atuação do Ministério, da Sesa e a integração do Corpo de Bombeiro com a Saúde em desastres 

Pela manhã, os profissionais puderam acompanhar as apresentações sobre a atuação tanto do Departamento de Emergência em Saúde Pública (DEMSP), do Ministério da Saúde, quanto da Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde, em emergências em saúde pública. 

Durante a apresentação, o diretor do DEMSP detalhou toda estrutura do departamento, assim como as elaborações de planos realizados. Seguido pelo subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, que também mostrou o funcionamento e áreas correlatas dentro da pasta para a resposta em emergências, e sobre o objetivo do encontro. 

“É um encontro que tem por objetivo fortalecer a Vigilância em Saúde capixaba no enfrentamento ao desastre, e temos a presença do Ministério da Saúde para nos apoiar com a expertise deles. Ao final, cada um que estará presente nesses dias de oficina, terá contato com todas as informações e será um multiplicador das ações para as capacitações dos municípios na construção dos planos de contingência municipais voltados às enchentes”, informou o subsecretário. 

Por fim, os profissionais puderam acompanhar a apresentação do comandante geral o Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo, o coronel Alexandre Cerqueira, que apresentou a palestra sobre a “Integração do Corpo de Bombeiros com o setor da Saúde nos desastres no Espírito Santo”, destacando especialmente o período de trabalho conjunto contra a Covid-19. 

 

Oficina tem presença de referências nacionais em emergência em saúde 

Junto ao diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública, do Ministério da Saúde, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, para a elaboração da Oficina, tem-se a presença de referências nacionais de emergências em Saúde Pública do País. 

Estarão presentes também a ponto focal do Programa Vigidesastres Nacional, Bárbara Salvi; a ponto focal do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública, Taynná Vernalha Rocha Almeida; a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância das Emergências em Saúde Pública, Carla Freitas; o membro do Programa de Vigidesastres Nacional, José Lucas Pinho da Fonseca; da pedagoga do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública, Paula Orofino Moura Costa; e do membro da Equipe de Resposta Rápida Nacional, Raquel Proença de Oliveira. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard