01/07/2025 10h51 - Atualizado em 01/07/2025 11h25

Saúde reforça a estratégia de vacinação contra a gripe em crianças com envio de SMS para avisar pais e responsáveis

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Para somar as estratégias que visam alcançar a cobertura vacinal contra a gripe no Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) vem reforçando a comunicação aos pais e responsáveis de crianças de seis meses de idade a menores de 6 anos, que ainda não foram imunizadas, com mensagens de textos enviados aos celulares, os chamados SMS. O envio teve início em abril, com uma média de 200 mil mensagens por mês.

Crianças de seis meses a menores de seis anos formam, junto aos idosos e gestantes, os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, uma vez que são considerados mais vulneráveis às complicações da doença. Por este motivo, a meta de cobertura vacinal a ser alcançada nestes públicos é de 90%. Até essa segunda-feira (30), a cobertura total dos grupos era de 49,56%, sendo somente de crianças de 46,79%, a menor entre os três, segundo dados do sistema Vacina e Confia.

Em abril, foram enviados 261.821 SMS; em maio foram 209.883; em junho, a média de pouco mais de 200 mil mensagens, que continuam a ser enviadas em julho. O envio das mensagens acontece por meio do cadastro realizado no sistema Vacina e Confia.

De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo, setor responsável por coordenar o envio das mensagens, a estratégia segue a que foi criada em 2024 com a vacinação contra a dengue, como forma de apoio aos municípios a alertar pais cujos filhos ainda não foram vacinados.

“Neste ano expandimos a estratégia de comunicação com os pais para a vacinação contra a gripe, que recebem a mensagem para levar seus filhos à uma unidade de saúde mais próxima da sua residência. Trata-se de um apoio da Sesa aos municípios, que são os responsáveis pela execução das vacinações no território. Tendo a busca ativa do público-alvo pelas equipes de saúde municipais como uma ação fundamental, o SMS vem para auxiliar como mais uma ferramenta de comunicação com os cidadãos”, explicou a referência técnica.

A profissional pontua que as mensagens são enviadas aos pais de crianças que ainda não foram imunizadas e lembra que a partir deste ano, a vacinação contra a gripe passou a fazer parte da rotina, sendo incorporada ao Calendário Nacional dos grupos com meta de cobertura vacinal.

Além disso, ela explica que essa estratégia vai ao encontro das demais atividades realizadas pela pasta com os municípios em busca da cobertura ideal preconizada pelo Ministério da Saúde. “Estamos fortalecendo as ações de vacinação nas escolas, realizamos ações extramuros na Grande Vitória, além de orientar os municípios a ampliar a oferta da imunização à população”, disse Danielle Grillo.

A Secretaria da Saúde (Sesa) alerta os pais e responsáveis para que fiquem atentos à mensagem enviada, cujo texto segue com a seguinte informação: “Atenção, pais ou responsáveis! Leve seu filho de 6 meses a 5 anos à unidade de saúde e garanta a vacinação contra a gripe. Diga SIM à proteção!”. A Sesa destaca que, em nenhuma das mensagens enviadas, há links para serem clicados. Fiquem atentos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard