16/06/2023 16h52 - Atualizado em 19/06/2023 18h20

Secretário da Saúde presta contas do primeiro quadrimestre de 2023 na Ales

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), na manhã desta sexta-feira (16), para prestar contas dos gastos e investimentos realizados pela Secretaria da Saúde (Sesa) no primeiro quadrimestre de 2023. A sessão foi comandada pelo deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Casa.

Por cerca de uma hora, o secretário Miguel Duarte apresentou dados sobre financiamento, gestão de pessoas, auditorias, produção assistencial e controle social. Além disso, mostrou indicadores, falou sobre a judicialização na saúde, o enfrentamento à epidemia de dengue e os avanços no novo Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

Doenças infecciosas

Miguel Duarte atestou o papel da vacinação na queda da incidência da Covid-19. Segundo ele, embora a cobertura esteja aquém da esperada, como a da bivalente (13,7%), até maio deste ano houve 4.194 confirmações de infecções pelo vírus e oito mortes confirmadas. “Temos o desafio de aumentar as coberturas vacinais no Estado, para isso temos dado andamento ao Plano Estadual de Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais evolvendo os municípios e diferentes atores sociais para colaborar nesse objetivo”, salientou.

Embora em tendência de queda, os registros de dengue ainda preocupam, afirmou o secretário. Neste ano, até 29 de abril, são 55 mortes confirmadas (eram 7 no período em 2022) e 107.312 notificações no total (contra 6.043 em 2022). Ele prevê que os números devem cair ainda mais, devido ao clima mais frio e às ações realizadas nos municípios.

Estrutura física

Entre as principais ações do quadrimestre, Miguel Duarte enumerou melhorias na atenção primária com a construção de unidades de saúde. O projeto prevê 111 unidades e 17 obras já foram iniciadas, tendo a inauguração da primeira prevista para o início do segundo semestre deste ano. Citou também a redução de filas para cirurgias eletivas em 33,9%, de 15.132 (janeiro de 2023) para 10.002 (até a primeira semana de junho).

Foi feito um destaque para a abertura de 32 novos leitos no Hospital Estadual Infantil de Vila Velha (Himaba) e a primeira fase da obra do Hospital do Câncer, que está sendo construído em Cachoeiro de Itapemirim, mediante convênio do Governo do Estado com o Hospital Evangélico do município. Além disso, 36 novas ambulâncias chegaram para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O secretário Miguel Duarte atualizou a situação de outras obras em execução, como o Complexo de Saúde Norte, em São Mateus, e a reforma e ampliação da maternidade estadual no município, além do Hospital Geral de Cariacica e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Vila Velha. Há previsão para entrega, no segundo semestre, da ampliação do serviço de oncologia do Evangélico de Vila Velha.

De acordo com o secretário, ações como ampliação e adequação infraestrutura física e tecnológica do Sistema Único de Saúde e tornar a atenção básica mais resolutiva e integrada estão entre os desafios da Sesa. (Com informações da Assessoria de Comunicação da ALES)

Confira a Prestação de Contas acessando o link: https://saude.es.gov.br/prestacao-de-contas

Syria Luppi / Mike Figueiredo / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida