03/04/2023 12h11 - Atualizado em 03/04/2023 12h14

Secretário da Saúde presta contas do último quadrimestre de 2022 na Ales

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), na manhã dessa sexta-feira (31), para prestar contas dos gastos e investimentos realizados pela Secretaria da Saúde (Sesa), no terceiro quadrimestre de 2022. A sessão foi comandada pelo deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Casa.

Por cerca de uma hora, o secretário apresentou dados sobre financiamento, gestão de pessoas, auditorias, produção assistencial e controle social. Além disso, mostrou indicadores, falou sobre a judicialização na saúde, o enfrentamento à pandemia da Covid-19, e os avanços no novo Sistema Único de Saúde capixaba.

Dengue

Durante a apresentação, o secretário chamou atenção para o aumento dos casos de dengue no Estado. Em 2022, nos três primeiros meses, foram contabilizados pouco mais de 2,8 mil casos, o que representa um aumento de 2.210% em 2023. O número de óbitos em decorrência da dengue neste período subiu de 9 para 19.

“Se vocês observarem os três últimos anos, foram registrados menos de 300 casos graves confirmados de dengue a cada ano. Em 2023 nós estamos com 1.260 casos graves. Isso mostra a pressão assistencial que a gente tem recebido na porta dos hospitais agora em 2023 e também a situação da pediatria. Isso porque, um dos principais itens de combate à dengue, além de buscar fazer o seu trabalho dentro das residências, eliminando larvas, com o município, quando adquirida é a hidratação”, explicou.

Leitos

Outro tema destacado foi o aumento do número de leitos hospitalares no Estado de 2019 até o final de 2022. Foram abertas 802 novas vagas nesse período, sendo que 344 delas são de terapia intensiva.

Em 2022, foram realizadas mais de 105 mil cirurgias com recursos públicos do Estado. Nesse total são levados em conta os procedimentos realizados pelo Sistema único de Saúde (SUS) e também por meio de redes credenciadas ou contratualizadas. “Esse é o maior número de cirurgias já realizadas no Espírito Santo. Nesse ano, temos o objetivo de superar esse número e alcançar 110 mil cirurgias”, pontuou o secretário.

Infraestrutura

Três obras de infraestrutura mereceram destaque do secretário Miguel Duarte durante a sua apresentação. A ampliação do Hospital Maternidade de São Mateus, a construção do Hospital Geral de Cariacica (em andamento) e a construção do Complexo de Saúde Norte, em São Mateus.

Esse último contempla a construção de um hospital com 260 leitos, um novo Centro Regional de Especialidades, uma nova Farmácia Cidadã Estadual, um novo Hemocentro Regional e uma nova sede da Superintendência Regional de Saúde.

A licitação para a construção do complexo já foi concluída e a empresa vencedora está em fase de elaboração dos projetos. “São mais 260 leitos, vai melhorar de forma significativa a assistência do norte do Estado. Estava entre os planos de governo a ampliação de cirurgias eletivas, o acesso a consultas e exames especializados, a melhoria e diminuição do tempo de espera e também a melhoria da assistência no norte do Espírito Santo. Então, essa é uma obra importante para contribuir com os três pontos, na região”, avaliou. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Ales)

Confira a Prestação de Contas acessando o link:  https://saude.es.gov.br/prestacao-de-contas

Syria Luppi / Mike Figueiredo / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges