22/03/2018 16h11 - Atualizado em 22/03/2018 19h03

Secretário Ricardo de Oliveira é eleito vice-presidente do Conass para a Região Sudeste

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a Região Sudeste no biênio 2018/2019. Oliveira, que foi membro do Conselho Fiscal do Conass na gestão 2015/2016 e 2016/2017, abraçou uma das agendas mais importantes do Conselho, que é o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde nos estados por meio da Planificação da Atenção à Saúde, e vem trabalhando com essa perspectiva no Espírito Santo, com resultados que já podem ser observados.

Os 78 municípios capixabas já estão participando do processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e 54 estão fazendo a Planificação da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A Planificação é uma metodologia desenvolvida pelo Conass para mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da APS, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da AAE, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Como resultado dessa integração, o Governo do Estado criou a Rede Cuidar, que são unidades de atendimento integral à saúde, onde a população realiza consultas e exames especializados e recebe um atendimento resolutivo, mais próximo do seu local de moradia e que faz com que o paciente se sinta acolhido e atendido em suas necessidades de saúde.

Em 2017 foi aberta a primeira unidade da Rede Cuidar, em setembro, no município de Nova Venécia, Região Norte do estado. Por lá, a população já sente o resultado da reorganização do atendimento. Desde que foi aberta, a unidade já atendeu 7.567 pessoas e realizou 30.629 consultas e exames especializados. Com a regionalização dos serviços de saúde, 85 mil usuários deixaram de se deslocar para a Região Metropolitana em busca de atendimento. Em 2018, a Rede Cuidar será ampliada com a abertura das unidades de Santa Teresa, Linhares e Guaçuí, atingindo um total de quatro unidades em funcionamento neste ano.

O nome do secretário Ricardo de Oliveira para o cargo de vice-presidente do Conass para a Região Sudeste foi escolhido em Brasília, onde foi realizada nesta semana a assembleia do Conass, que reúne os 27 secretários estaduais de saúde do Brasil. Na ocasião, o secretário de Goiás, Leonardo Vilela, foi eleito presidente do Conselho em substituição a Michele Caputo Neto, secretário do Paraná. “O secretário Ricardo de Oliveira é um dos mais ativos e mais participativos secretários do Conass. Com certeza absoluta, sua eleição para vice-presidente, representando a região Sudeste, é de grande importância para o fórum. O Ricardo sempre defendeu posições que fortaleçam o SUS e continuará sendo muito importante ao defender o aprimoramento da gestão, ao defender uma agenda política para o SUS, ao defender que o SUS realmente se fortaleça e cresça cada vez mais", disse o secretário da saúde Leonardo Vilela, eleito novo presidente do Conass. 

Nesta eleição, foram escolhidos também como vice-presidentes regionais para a gestão 2018/2019 o secretário Acélio Casagrande, de Santa Catarina, para a Região Sul; Carlos Eduardo de Oliveira Lula, do Maranhão, para a Região Nordeste; Humberto Lucena Pereira Fonseca, do Distrito Federal, para a Região Centro-Oeste; e Vitor Manoel Jesus Mateus, do Pará, para a Região Norte. Os novos eleitos tomarão posse no dia 24 de abril, em Brasília.

O secretário do Espírito Santo agradeceu a dedicação de Michele Caputo Neto, tendo em vista a dificuldade de conciliar a pasta da saúde no estado com a presidência do Conass. “O Conass é um fórum muito importante para o SUS, por isso, temos que incrementar a pactuação política, aproveitando nosso potencial para dar racionalidade ao debate técnico, que é muito qualificado, e sair da demagogia política nos organizando e avançando, como já vimos que é possível, além de estreitar e sustentar o debate com o Congresso Nacional”, disse Oliveira.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard