Semana Mundial de Doação de Leite Humano acontece com comemorações virtuais
Entre os dias 19 a 25 de maio, acontece a Semana Mundial de Doação de Leite Humano. Neste período, a Secretaria da Saúde (Sesa) participa de ações coletivas virtuais, realizada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br), com todos os estados do País.
O primeiro encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (19), quando foi lançada a campanha “Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”, do Ministério da Saúde, marcando o início das comemorações. Nesta sexta-feira (22), a Rede Capixaba do Banco de Leite Humano realizará uma apresentação com a temática “Revisando o passado, construindo o presente”, com depoimentos de profissionais da saúde e doadoras que reforçam a importância da doação de leite materno.
Este ano, entre os meses de janeiro a abril, o Espírito Santo contou com 1.037 doadoras, coletando 2.861,3 litros de leite humano e atendendo 671 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No mesmo período de 2019, o Estado tinha 1.245 mães doadoras, 2.287,6 litros de leite e 746 bebês alimentados com leite doado.
A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança da Sesa, a pediatra Edna Vaccari, destaca que o aleitamento materno é a forma mais efetiva de combater a morbimortalidade infantil e desenvolver diversos benefícios para a mãe e o bebê. “A amamentação fortalece o vínculo da mãe com o bebê, melhora a saúde da mulher, promove o crescimento e desenvolvimento saudável da criança e reduz a morbimortalidade infantil”, disse.
Suporte telefônico durante a pandemia
Durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas mães tiveram receio de receber funcionários da Rede Capixaba do Banco de Leite Humano em casa por medo de contaminação.
A coordenadora do Centro de Referência Estadual de Banco de Leite Humano, Mônica Barros de Pontes, afirma que foi necessário realizar suporte telefônico e ações nas redes sociais para reforçar junto à população o manual de boas práticas da equipe.
Mônica de Pontes lembra que para ser doadora é preciso que a mulher comprove seu estado de saúde com resultados sorológicos que são avaliados por médicos dos Bancos de Leite Humano (BLH), e que a ação foi intensificada no período de pandemia.
“Toda doadora recebe o frasco esterilizado, para reduzir riscos de contaminação. Quando retorna ao BLH os frascos são higienizados e armazenados com temperatura monitorada”, explica a coordenadora.
Como se preparar para retirar o leite humano?
- O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
- Para retirar o leite é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:
1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Onde doar?
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br