Seminário de Manejo de Tuberculose intensifica estratégias para controle da doença no norte do Espírito Santo

O I Seminário de Manejo de Tuberculose, com o tema “A importância da intersetorialidade no desfecho clínico”, realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), estabeleceu estratégias para o controle da doença na região Norte de Saúde.
O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), e teve o objetivo de estabelecer e intensificar as estratégias para diagnóstico de tuberculose em tempo oportuno nos 14 municípios que integram a Regional Norte de Saúde. As medidas devem ser adotadas para evitar a cadeia de transmissão da bactéria e óbitos pela doença.
“A Vigilância em Saúde tem investido fortemente na qualificação das ações nos territórios. Iniciativas como esse seminário fortalecem a articulação entre os municípios e contribuem diretamente para a ampliação do diagnóstico oportuno, rompendo a cadeia de transmissão”, pontuou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.
Segundo ele, a execução dessas estratégias será realizada com o envolvimento da Vigilância Epidemiológica da SRSSM/Sesa, nos próximos dois anos. Para a referência técnica de Tuberculose e Hanseníase da Regional de Saúde Norte, Dalza Helena Forza, o seminário foi uma excelente oportunidade para promover a educação, o conhecimento e a troca de vivências sobre essa doença.
“As discussões contribuíram para aprimorar a compreensão das razões que levam à persistência da tuberculose como um importante problema de saúde pública. Dessa forma, esperamos que esses dias tenham produzido momentos para impulsionar e qualificar as ações para a redução do impacto da tuberculose na nossa região”, avaliou Dalza Helena Forza.
O seminário contou com palestras sobre Saúde Global e como são realizadas as políticas públicas para tuberculose no mundo; a assistência da tuberculose; o diagnóstico e manejo clínico da doença em crianças, adultos e de infecção latente; a importância da busca ativa de contato; mesas-redondas sobre aspectos epidemiológicos da tuberculose em diferente níveis de Atenção à Saúde no Brasil e sobre os desafios e soluções do impacto psicossocial e custos catastróficos da tuberculose, além de minicurso e apresentação de trabalhos científicos.
“O enfrentamento da tuberculose exige o trabalho conjunto entre diferentes setores e níveis de atenção. Ao reunir gestores, profissionais da assistência, da vigilância e da universidade, o seminário permite alinhar estratégias que impactam positivamente nos indicadores de saúde e no cuidado ao usuário do SUS”, completou Orlei Cardoso.
O evento também contou com a presença do subsecretário estadual de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa; da presidente do Grupo Técnico Assessor para a Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ethel Maciel; da médica da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde (MS), Liliana Romero Vega; da coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Ana Paula Rodrigues Costa; referência técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES), Fabíola Karla Corrêa; e da Enfermeira do Serviço de Referência do Ambulatório de Tuberculose do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM/UFES), Geisa Fregona Carlesso.
Apresentação de trabalhos
No segundo dia do evento, também aconteceram as apresentações de trabalhos científicos relacionados ao tema do simpósio. Foram premiados:
1º lugar - Juntos contra a tuberculose: busca ativa em Montanha, ES
Autores: Camila rocha Ataíde Quaresma, Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira Andréa Lopes de Andrade
2º lugar - Investigação de Surto de Tuberculose em Clínica de Hemodiálise: uma ação intersetorial de Saúde Pública
Autores: Maíce Vieira Marinho Henriques, Suzi Teixeira Mota, Milena Machado Queiroz e Juliana Feiman Sapierpein Silva
3º lugar - Fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde na tuberculose: relato de experiência
Autores: Maria Luiza Vitoraci de Souza, Fernanda dos Santos Palmeira Lima, Mariza Dias da Rocha, Janaína Trindade Damasceno Bruno Oliveira, Murilo Soares da Costa
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes