28/11/2025 10h54

Seminário Estadual Vigidesastres encerra ciclo de capacitação nos municípios que compõem a Região Sul de Saúde

A Região Sul de Saúde do Espírito Santo deu um passo importante na qualificação de profissionais que vão lidar com as mudanças climáticas e eventos naturais extremos. Realizado na última quarta-feira (26), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus de Alegre, o Seminário Estadual Vigidesastres reuniu gestores, especialistas e representantes de diferentes instituições para debater estratégias de prevenção, preparação e resposta a emergências no território.

O Vigidesastres é um programa do Ministério da Saúde que atua na prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações de desastres, principalmente os hidrometeorológicos (chuvas intensas, enchentes, deslizamentos, estiagem etc.). A abertura do Seminário contou com a exibição do vídeo “A construção dos Planos de Contingência”, que apresentou o trabalho desenvolvido ao longo das oficinas e os desafios enfrentados no território. Em seguida, gestores reforçaram a importância da integração entre saúde, Defesa Civil, assistência social, educação e demais políticas públicas para proteger vidas.

“O ciclo de oficinas representa a consolidação de uma rede mais preparada e integrada, capaz de responder de forma eficiente aos desafios impostos pelos desastres. A construção dos planos fortalece os municípios e deixa o Espírito Santo mais resiliente”, disse o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

O seminário contou ainda com debate aberto ao público e a entrega de moções de reconhecimento a equipes e instituições que se destacaram no processo. Mais de 250 participantes estiveram presentes ao evento para debater o tema “Experiências, desafios e perspectivas frente aos desastres hidrometeorológicos para construção de um futuro resiliente nos municípios do Sul capixaba”.

Para a superintendente regional de Saúde, Samilla Figueira, o seminário representou o fechamento de um ciclo intenso de trabalho em toda a Região Sul de Saúde. “Mais do que números, estamos falando de equipes mais preparadas, planos de contingência construídos de forma participativa e uma rede que aprendeu a atuar de maneira integrada diante dos desastres hidrometeorológicos”, afirmou.

Já a conselheira estadual de Saúde, Roziani Pereira, reforçou a relevância do trabalho. “É de extrema importância este Seminário Estadual de Vigidesastres. A sociedade precisa de pessoas que buscam conhecimento, acolhem e direcionam em situações de desastre. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Hoje represento a mesa diretora e reforço nosso compromisso com uma saúde pública preparada e comprometida com a vida”.

Fotos do evento estão disponíveis neste link.

Encerramento do ciclo de 26 oficinas

O encontro marcou o encerramento de um ciclo de 26 oficinas de capacitação realizadas em todos os municípios que compõem a Região Sul de Saúde, e que teve como principal objetivo preparar os municípios na elaboração e execução de Planos de Contingência eficazes, fortalecendo a capacidade local de resposta diante de enchentes, deslizamentos e outros desastres hidrometeorológicos. As atividades envolveram mais de 1.300 pessoas, com práticas, simulações, construção de mapas de risco e definição de fluxos integrados com setores estratégicos.

O trabalho também foi fortalecido pela parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/ES), coordenada pelo Coronel BM Benício Ferrari Júnior, e pelo apoio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, especialmente o 3º Batalhão de Cachoeiro de Itapemirim, além do 4º e o 5º Batalhões, que estiveram presentes ao longo das oficinas e exercícios práticos realizados nos municípios.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde

Greice Kelly Ferreira

greicesantos@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard