01/10/2024 11h15 - Atualizado em 03/10/2024 14h55

Servidores do Hospital Roberto Silvares fazem ações de conscientização para doação de órgãos

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), desenvolveu uma programação para marcar o ‘Setembro Verde’, mês de conscientização para doação de órgãos e tecidos, com a população de São Mateus. No último sábado (27), foi realizado um evento no Centro da cidade e, no domingo (28), uma caminhada na Praia de Guriri, que chamou atenção de moradores e turistas do balneário para o tema. 

Neste ano, a campanha da Secretaria da Saúde (Sesa) com o tema “Doe órgãos: uma atitude muda tudo” promoveu debates sobre a importância de a população declarar para a família a vontade de ser doador. Isso porque, para que a doação de órgãos aconteça no Brasil, é necessária a autorização familiar.

Para trabalhar a importância desse diálogo, a CIHDOTT do HRAS fez ações de orientação aos pacientes e acompanhantes durante todo o mês de setembro. No último final de semana, os servidores também realizaram ações com a população em locais públicos da cidade. 

No sábado (27), a equipe realizou uma ação de saúde na Praça Anchieta, no Centro de São Mateus, com aferição de pressão e de glicose. A médica e coordenadora da CIHDOTT no HRAS, Romy Schneider, respondeu às dúvidas da população sobre a doação de órgãos. Cerca de 150 pessoas participaram do evento. 

Já no domingo (28), diversos setores do HRAS, como a CIHDOTT, a equipe multidisciplinar, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o diretor assistencial do HRAS, Thiago Nogueira, enfermeiros e técnicos de Enfermagem participaram de uma caminhada de conscientização na orla de Guriri, com abordagem de moradores e turistas. 

“O objetivo foi alcançado, muitas pessoas puderam tirar dúvidas quanto ao processo de doação de órgãos e tecidos. A primeira ação superou as expectativas, pois mostrou o quanto as pessoas têm interesse em salvar vidas, mas desconhecem os meios para o processo”, explicou a enfermeira do NQSP, Renata Santos Moraes. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard