17/05/2019 18h19 - Atualizado em 17/05/2019 18h38

Sesa abre a Semana Estadual de Doação de Leite Humano

Entre os dias 19 e 25 de maio acontece a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Referência Estadual de Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) realizaram, na manhã desta sexta-feira (17), a solenidade de abertura da campanha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

O evento teve um pronunciamento oficial do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao vivo por videoconferência, transmitido diretamente do Centro de Referência Nacional, no Rio de Janeiro. Na ocasião, seis mães doadoras que estavam presentes foram homenageadas. Outras 11 mães doadoras que não puderam comparecer à solenidade, receberão o certificado nos próximos dias.

Com o slogan "Doe leite materno, alimente a vida”, a campanha aborda a necessidade do leite humano no desenvolvimento dos bebês, como única fonte de alimento até os seis meses de idade.

Atualmente o Espírito Santo disponibiliza seis bancos de leite humano ativos. Este ano, entre os meses de janeiro a abril, o Espírito Santo contabilizou um total de 1.245 doadoras de leite materno, recebendo 2.287,6 litros de leite coletados. Em 2018, de janeiro a dezembro, foram coletados 7.519,5 litros de leite materno.


De acordo com o subsecretário da Saúde, Tadeu Marino, a finalidade da campanha é divulgar a importância do aleitamento materno e sensibilizar mais mulheres para que também façam a doação.


“No ano passado foram mais de 7.500 litros de leite doados e isso foi muito importante, pois deu suficiência para a gente alimentar e cuidar de todos os nossos bebês de nossa rede de UTI Neonatal. Mas sempre é bom frisar, sensibilizar, pois os estoques são suficientes, mas estão em baixa, não só no Espírito Santo, mas no Brasil inteiro. Doar é um ato de amor. Você alimenta seu filho e ainda alimenta outras crianças, e isso é importante na recuperação dos recém-nascidos de baixo peso, com um alimento rico em nutrientes e proteínas específico para os bebês”, disse.


De acordo com a médica da Área Técnica da Saúde da Criança da Sesa, Rosiane Ramos Catharino, a amamentação é um dos principais fatores de redução da mortalidade na infância e, por isso, a campanha prevê o aumento do número de novas doadoras, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil.


A coordenadora da Região Sudeste da Comissão Nacional dos Bancos de Leite Humano, Monica Barros de Pontes, destacou que toda mulher que estiver amamentando e seja saudável pode ser uma doadora de leite humano.


“Muitas vezes por falta de conhecimento e informação, muitas mães acabam jogando fora o excesso de leite. Qualquer gotinha vale ouro, porque os bebês prematuros precisam de volumes mínimos para se alimentar, e nós precisamos estocar esse alimento para suprir”, ressaltou.


Ainda de acordo com a coordenadora, a meta é aumentar 50% do estoque em toda a rede de bancos de leite humano do Estado, e suprir 100% dos bebês internados nas UTIs Neonatais.


“Tanto o Hucam quanto os demais bancos de leite estão com déficit de volume de leite humano. Na realidade nós temos um quantitativo muito grande de doadoras, mas o volume de leite doado não é suficiente. Por isso, quanto maior o número de doadoras, mais nós vamos conseguir suprir o volume, porque eu tenho um volume mínimo para poder pasteurizar. Eu só consigo processar o leite a partir de 150ml de volume para formar um lote de leite. Então eu tenho muita doadora, mas tenho pouca quantidade de leite humano para conseguir processar”, disse.


A Semana Estadual de Doação de Leite Humano tem por finalidade sensibilizar a sociedade da importância do ato de doação de leite humano, com a realização de debates, palestras e seminários visando ao aumento da doação de leite materno.

 

Mães solidárias


Durante a solenidade, algumas mães doadoras de leite materno que estiveram presentes, contaram o sentimento de poder doar vida a crianças internadas em UTIs neonatais.


Uma delas é a Greyce Miranini, mãe do pequeno Miguel, de 1 ano e 1 mês. Ela é enfermeira, trabalha em uma maternidade, e contou que sempre viu a necessidade das crianças internadas. “Faço a doação desde que o Miguel nasceu, pois entendo a importância desse ato”, disse.


Quem também se sente orgulhosa em doar leite materno é a dona de casa Bruna Campos Silva, mãe da pequena Laura, de apenas cinco meses. “Quando engravidei já tive vontade de doar. Logo que a Laura nasceu, já comecei a tirar leite e, em dois dias, já tinha juntado 750ml e fiz a doação. O processo é bem simples”, relatou. 

A estudante Emanuelly Chiato Gonçalves, mãe do Miguel, de 1 aninho, já conseguiu doar 60 litros de leite desde que o pequeno estava com dois meses de vida. “O leite sobra e me sinto na obrigação de doar. É muito bom”, afirmou.

 

Como doar


Para ser doadora de leite humano é preciso estar amamentando, ser saudável e não tomar medicamentos que possam interferir na amamentação e na doação. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.


Com essas doações, bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno, se desenvolvendo com saúde e tendo mais chances de recuperação, ficando protegidos de possíveis infecções, diarreias e alergias.

 

Produção e distribuição de leite no Espírito Santo

 

2018

2019

(janeiro a abril)

Leite coletado (litros)

7.519,5

2.227,6

Receptores

2.282

746

Doadoras

4.035

1.245

Visitas domiciliares

5.589

1.944

 


Outras informações

- A Semana Estadual de Doação de Leite Humano acontece de 19 a 25 de maio.

- O Estado tem seis bancos de leite humano.

- No Espírito Santo, a lei 10.301, que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, foi sancionada em 5 de dezembro de 2014.

- O aleitamento materno evita 823 mil mortes/ano de crianças com até 5 anos e 20 mil mortes/ano de mulheres por câncer de mama (no mundo).

 

Como preparar recipientes para armazenar o leite materno?


- Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.

- Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.

- Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

- Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar.

- Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

- O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.

- Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.

- O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

 


Como se preparar para retirar o leite humano?


- O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

- Para retirar o leite é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

3-Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

 

Onde doar?

- Hospital das Clínicas (banco de leite referência) – funciona das 8h às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.355, Maruípe.

Contato: (27) 3335-7515

 

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (banco de leite) – o funcionamento é de domingo a sábado, das 7h às 18 horas (inclusive feriados).

Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

Contato: (27) 3636-3191

 

- Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo – HPM (banco de leite) – funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Endereço: Av. Jouberte de Barros, 555 - Bento Ferreira, Vitória.

Contato: (27) 3636-6568

 

- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (banco de leite) – Funciona das 7h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.

Contato: (28) 3521-6199 ou (28) 3521-7045

 

- Hospital e Maternidade São José, Colatina (banco de leite) – funciona das 7h às 17h20

Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro, Colatina.

Contato: (27) 2102-2100

 

- Santa Casa de Misericórdia (banco de leite) – funciona das 7h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.

Contato: (27) 3212-7246

 

- Hospital Estadual Dório Silva (posto de coleta) – funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra.

Contato: (27) 3218-9208

 

- Pró Matre (posto de coleta) – funciona das 12h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Av. Vitória, 119, Ilha de Santa Maria, Vitória.

Contato: 3232-0020

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard