09/06/2017 17h53 - Atualizado em 12/06/2017 09h53

Sesa abre consulta pública para implantar os protocolos clínicos para ​a Rede Cuidar

Sesa abre consulta pública para implantar os protocolos clínicos para ​a Rede Cuidar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu mais um passo para a implantação da Rede Cuidar: uma consulta pública que visa entender as necessidades das pessoas que utilizam o sistema público de saúde e definir os protocolos clínicos​ que serão utilizados no novo sistema de atendimento. A população e especialistas ​terão até o próximo dia 20 para deixar sua colaboração no site http://saude.es.gov.br/consulta-publica-rede-cuidar.

Dando continuidade as ações da Planificação da Atenção à Saúde e Rede Cuidar na Região de Saúde Norte, aconteceu, na última quinta-feira (08), uma reunião de discussão técnica dos protocolos clínicos que serão implantados para Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na Unidade Cuidar Norte, nas linhas de cuidado para atenção à saúde da mulher, da criança, diabetes, hipertensão e oncologia.

A Rede Cuidar é um novo modelo de atendimento à saúde da população, que visa melhorar a qualidade de vida e que vai ampliar a oferta de consultas e exames, mais perto de casa, além de integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Com a consulta pública, a Sesa visa colher contribuições, tanto de setores especializados quanto da sociedade em geral, sobre ​a definição dos protocolos clínicos que vão ser implantados no novo modelo de atenção à saúde proposto.

Segundo a superintendente de Saúde da Região Norte, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, ​este é um processo de extrema importância, pois aproxima os protocolos​, que são as diretrizes clínicas do cuidado, dentro da realidade de cada região.

“Fazer a discussão com diversos profissionais e na região aproxima a adequação dos protocolos dentro da realidade daquela área, além de envolver os profissionais que estão na responsabilidade de conduzir o cuidado do cidadão no novo modelo de atenção à saúde que está sendo discutido na região”, disse.

O encontro desta semana contou com a participação e colaboração de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e outros profissionais da Superintendência Regional e da Sesa nível central, das equipes de Atenção Primária de Saúde (APS) dos municípios da região, maternidades regionais de São Mateus e Nova Venécia, Hospital Roberto Silvares, Hospital Meridional, professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e membros Câmara Técnica da Comissão Intergestores Regional (CIR).

O objetivo do encontro foi o de validar os protocolos com a estratificação de risco que identifica os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão encaminhados à Unidade Cuidar Norte na Rede Cuidar.

Treinamento sobre tuberculose e hanseníase

​Ainda durante toda a quinta-feira (08), profissionais da saúde, médicos e enfermeiros​ d​os quatorze municípios da Região Norte, participaram de uma capacitação para realizar o diagnóstico precoce e tratar pacientes com hanseníase e tuberculose. A atividade também faz ​em​ parte do processo de ​organização da Rede ​de atenção à saúde do norte do Espírito Santo.

A capacitação foi no auditório do Ministério Público Estadual de São Mateus, e teve como palestrantes os médicos Itamar Soares Dias e Robson Zanoli. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard