05/08/2019 16h00

Sesa apresenta aplicativo e-SUS VS ao secretário nacional de Vigilância

A Gerência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), se reuniu, na última semana, com representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para apresentação do aplicativo e-SUS VS.

O aplicativo integra o pacote de novidades ao novo modelo de gestão para a rede de saúde do Espírito Santo, que foi anunciado pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante o lançamento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde e novos sistemas de informação, que aconteceu na última quinta-feira (01).

“O Espírito Santo está demonstrando que é possível inovar com pouco recurso, com inteligência e perseverança. Estou aqui para demonstrar apoio a essa iniciativa e, principalmente, aprender com vocês, visando a implantar essa estratégia em outros estados do Brasil. Temos aqui no Espírito Santo o potencial substituto do Sistema de Informação de Agravos e Notificações, conhecido como Sinan, no Brasil”, afirmou o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Areal, o objetivo da reunião, além de apresentar a nova plataforma, foi também receber a contribuição do Ministério da Saúde. “É um momento ímpar e extremamente importante de construção de um sistema para o Estado e talvez para o Brasil. Um sistema moderno que vai dar a possibilidade de trabalharmos em tempo real com as nossas ações. E recebemos o Ministério da Saúde não só para apresentá-lo, mas também receber a contribuição e a experiência que eles têm no desenvolvimento dos sistemas”, explicou a gerente.

Estiveram presentes na reunião o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Júlio Croda; o superintendente regional da saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblim; os assessores técnicos do Conass, Fernando Campos e Nereu Henrique Mansano; além de servidores da área de Vigilância em Saúde da Sesa.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard