04/11/2021 19h00

Sesa capacita 200 profissionais da saúde em treinamento sobre tuberculose e hanseníase no norte do Estado

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de São Mateus, e com o apoio do Núcleo de Vigilância em Saúde, capacitou 200 profissionais da saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) na região norte do Estado, para o manejo clínico da tuberculose e hanseníase. O objetivo da ação foi aprimorar o atendimento à população e dos programas estratégicos para os cuidados às pessoas acometidas pelas doenças.

O treinamento foi realizado nos últimos dias 19, 21 e 26 de outubro e nesta quinta-feira (04). A capacitação contou com a participação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, auxiliares e demais colaboradores da saúde dos 14 municípios da Região Norte de Saúde. As palestras referentes à hanseníase foram ministradas pelo médico Robson Adriano Zanoli e os conhecimentos dos agravos da tuberculose foram passados pela referência técnica no assunto Itamar Dias Soares.

A referência técnica nos Programas de Tuberculose e Hanseníase, Dalza Helena Forza, explicou a importância dessa capacitação e do momento com os participantes. “Os encontros são fundamentais para a troca de experiência entre os participantes e especialistas, além de gerar um debate sobre as doenças e como o profissional deve abordar e acolher o paciente”, disse.

A referência destacou ainda que a tuberculose e hanseníase são doenças de notificação compulsória e obrigatória. “Com isso, as equipes da APS realizam buscas frequentes visando à identificação de novos casos, para que o tratamento seja realizado de forma correta”, frisou.

Números na região Norte:

Segundo informação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e-SUS VS, foram registrados de janeiro a outubro deste ano 154 casos de tuberculose e 58 de hanseníase na região Norte do Espírito Santo.

Em 2020, foram 121 notificações de tuberculose e 69 de hanseníase e, em 2019, 112 notificações para tuberculose e 132 de hanseníase.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard