05/04/2019 17h42 - Atualizado em 07/04/2019 16h00

Sesa capacita técnicos municipais para atender pacientes de hanseníase

Paciente é acompanhada para tratamento de câncer de pele.

Na próxima semana, a coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Vitória, realizará uma Capacitação em Prevenção de Incapacidades em Hanseníase – avaliação neurológica como indutora às intervenções. O curso será realizado de 8 a 11 de abril, na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) de Andorinhas, em Vitória.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase, Marizete Altoé Puppin, a capacitação será realizada por monitores do Ministério da Saúde, e é voltada para enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que atuam no atendimento a pacientes diagnosticados com hanseníase.

Ela explicou que a capacitação vai trabalhar a avaliação neurológica/avaliação de incapacidade como indutora das condutas assistenciais ao paciente. Depois do curso, os profissionais serão os multiplicadores em seus municípios, alcançando progressivamente um maior número de pessoas que atuam na atenção básica, capilarizando os conceitos e as ações de enfrentamento da hanseníase e as consequências da doença.

Ao todo, 20 técnicos de saúde de 13 municípios (Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Serra, Vitoria, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Itaguaçu, Aracruz, Colatina, São Mateus, Nova Venécia e Montanha) além de profissionais do Centro de Referência Estadual Santa Casa de Misericórdia,  foram selecionados para participar do treinamento, atendendo ao critério estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“Serão quatro dias de atividades teóricas e práticas, e esses profissionais irão se atualizar em relação ao processo de identificação dos casos e suas complicações, e conseguir indicar um tratamento precoce, evitando sequela”, disse Marizete.

  

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard