26/04/2016 11h32 - Atualizado em 26/04/2016 11h36

Sesa conclui implantação das Centrais de Regulação de Consultas e Exames no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colocou em operação a Central Estadual de Regulação de Consultas e Exames Especializados da Região Central e da Região Norte. A iniciativa possibilita a cobertura informatizada do gerenciamento de exames e consultas nas quatro regiões de saúde do Estado e conclui parte da implantação do Complexo Regulador Estadual, projeto prioritário da atual gestão.

A gerente do Projeto de Expansão da Regulação de Consultas e Exames, Resy Neves Rebello Alves, explica que igualmente nas regiões de saúde Metropolitana e Sul, onde já existia a Central de Regulação, as Regiões Norte e Central utilizarão como ferramenta de trabalho o Sistema Nacional de Regulação (SISREG) para realizar o agendamento de consultas e exames especializados.

“Com a ativação da Central Estadual de Regulação de Consultas e Exames Especializados das Regiões Central e Norte, finalizamos, com antecedência de oito meses, parte do projeto de Implantação do Complexo Regulador Estadual. Como alguns procedimentos são compartilhados por essas duas regiões, optou-se por ativar o serviço simultaneamente em ambas. A partir de agora, as duas regionais vão gerenciar os procedimentos de média e alta complexidade oferecidos pela Sesa em suas localidades”, informa Resy.

Segundo a gerente do Projeto, a informatização do sistema possibilita que os municípios das quatro Regiões de Saúde possam visualizar melhor as cotas disponíveis. Além disso, quando os casos não puderem ser resolvidos em suas regiões de origem, os municípios também terão acesso à base da Central de Regulação de Consultas e Exames da Região Metropolitana.

Atualmente, as regiões Central e Norte dispõem de um total de 12.673 consultas e exames sob regulação, ou seja, que podem ser agendados por meio da Central de Regulação de Consultas e Exames Especializados. “Novos contratos de serviços também estão sendo finalizados para integrar as agendas, principalmente a de exames”, afirma Resy.

A Região Central de Saúde é composta por 18 municípios: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

Já a Região Norte de Saúde compreende os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Como ter acesso

Quando o cidadão usuário do SUS precisa fazer um exame ou consulta é necessário que ele procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e passe por uma avaliação médica. É a partir da avaliação que o médico solicitará o procedimento.

A unidade de saúde será responsável por providenciar o atendimento necessário por meio da Central de Regulação Municipal, bem como por entregar ao usuário o comprovante de agendamento da especialidade solicitada e explicar toda a questão referente ao preparo para a realização de exames quando necessário. O Estado disponibiliza aos municípios uma cota mensal de procedimento, e cabe a eles priorizar o atendimento.

Estrutura

Na Central Estadual de Regulação Norte e Central, como nas demais regiões de saúde, trabalham médicos reguladores, além de profissionais de nível médio responsáveis pelo serviço administrativo. Segundo Resy Rebello, aos municípios dessas regiões compete o agendamento das consultas e dos exames de acordo com a classificação de risco feita pela Central Municipal de Regulação, respeitando as prioridades e embasado nos protocolos.

A Central Estadual de Regulação de Consultas e Exames Especializados utiliza o Sistema Nacional de Regulação (SISREG), usado em diversos estados brasileiros e que se mantém em contínua atualização, acompanhando as mudanças no sistema de saúde brasileiro. O sistema trabalha associado ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos e Profissionais de Saúde (CNES) e ao Cartão SUS, permitindo a identificação de procedência dos usuários, evidenciando os fluxos e caracterizando sempre a atenção primária como porta preferencial de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde.

Complexo Regulador Estadual

Além das Centrais de Regulação de Consultas e Exames Especializados, o Complexo Regulador Estadual englobará a Central de Regulação de Internação, a Central de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a Central de Transplantes e a Central de Atendimento Pré-Hospitalar (Samu 192).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard