Sesa conduzirá pesquisa Viva Inquérito
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai coordenar localmente uma pesquisa de âmbito nacional sobre violência e acidentes, o Viva Inquérito. O estudo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, será realizado nos 30 dias do mês de setembro e vai abranger serviços de saúde da capital, Vitória, e dos municípios mais populosos do estado, Serra e Vila Velha. O objetivo é atualizar informações sobre o perfil epidemiológico das vítimas de violência e de acidentes e o perfil dos possíveis autores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define violência como “o uso da força ou do poder contra si mesmo, um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Já o acidente é definido como “evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e emocionais, no âmbito doméstico ou social como trabalho, escola, esporte e lazer”.
A referência técnica da área de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Sesa, Edleusa Cupertino, explica que serão feitas entrevistas com vítimas de violência ou de acidentes que estejam sendo atendidos nos serviços de saúde nos dias e horários em que as equipes de entrevistadores forem aos locais. A entrevista também poderá ser feita com acompanhantes, caso a vítima seja menor de idade ou não esteja em condições de falar.
“Com as informações coletadas, o governo pode propor políticas públicas mais eficazes, como ampliar as equipes de atendimento e os serviços oferecidos a essas pessoas e desenvolver ações que estimulem a cultura de paz”, argumentou a referência técnica da área de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Sesa, Edleusa Cupertino.
A estimativa é que sejam ouvidas 2 mil pessoas em Vitória e aproximadamente 1,5 mil pessoas nos demais municípios, segundo Edleusa. Serão coletados dados nos hospitais estaduais São Lucas, Infantil de Vitória, Dr. Jayme Santos Neves, Antônio Bezerra de Faria e no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha. Além disso, nos Pronto Atendimentos (PAs) de Vila Velha, Vitória e Serra.
As entrevistas serão feitas por estudantes de medicina, assistência social, psicologia, enfermagem e farmácia de instituições locais de ensino superior. São alunos de períodos mais avançados, com conhecimentos para colocar em prática. Eles receberam treinamento técnico e de humanização para abordar a vítima da forma correta e conseguir realizar a pesquisa.
Saiba mais
Conforme explica o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, o Viva Inquérito “tem o objetivo de analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas.
Esta será a 6ª edição do Viva Inquérito, e o Espírito Santo participa da pesquisa desde a primeira edição, realizada em 2006. De lá para cá, o estudo foi realizado também nos anos de 2007, 2009, 2011 e 2014. A novidade deste ano, para o estado, é a inclusão do município de Vila Velha como campo de pesquisa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643