Sesa encerra curso de emergência em Saúde Pública

O Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês (HSL) ministrou o curso “Gestão de Emergências em Saúde Pública”. A formação contou com alunos de instituições de órgãos estaduais e municipais, incluindo servidores da saúde. A consultora técnica do Ministério da Saúde, Marisa Malvestio ressaltou que o grupo de Vitória começou e terminou o curso com 100% de aproveitamento.
Para a consultora, se entende como emergência em saúde, desastres naturais como enchentes e deslizamento de terra na área de montanhas, por exemplo. Também pode ser considerado como emergência, o desabamento de um prédio e um acidente na rodovia de alta complexidade.
Segundo o aluno Clay Assef, da Superintendência Regional de Saúde de Vitória, o curso mostrou que em uma emergência o trabalho necessita ser em conjunto. “As emergências em saúde pública não fazem parte do cotidiano das equipes de atenção primária, o que pode gerar algumas dúvidas de como atuar”, explica.
Participaram do curso, profissionais de várias secretarias estaduais e municipais, como o setor de atendimento a emergências, Samu 192 e Defesa Civil. “Cada setor entra com uma parte da resposta e uma magnitude de resposta. É preciso que cada um faça a sua parte de forma organizada, isso que é o difícil de fazer. A resposta oportuna é no tempo certo, de maneira organizada e rápida. É isso o que salva a vida das pessoas”, explica Marisa Malvestio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776