11/04/2025 15h30 - Atualizado em 11/04/2025 17h01

Sesa entrega sala de teleconsultas em Marilândia e visita estruturas de saúde em São Domingos do Norte, na Região Central

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, realizou nessa quinta-feira (10) a inauguração oficial da sala de teleconsultas no município de Marilândia. No mesmo dia, a comitiva também visitou a sala de teleconsultas de São Domingos do Norte, além de importantes obras de saúde em andamento no município. As agendas contaram com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, e marcam mais um passo importante na regionalização e na ampliação do acesso aos serviços de saúde por meio da tecnologia e de novos investimentos em infraestrutura.

O município de Marilândia começou a ofertar o serviço de teleconsultas em março, com atendimentos na especialidade de Dermatologia. A nova estrutura permite que os pacientes tenham acesso a médicos especialistas de forma remota, sem precisar se deslocar para outros municípios. Durante as teleconsultas, os pacientes são acompanhados por um profissional de saúde local, garantindo acolhimento e segurança durante o atendimento.

O secretário Tyago Hoffmann destacou os avanços que a iniciativa representa. “Estamos tirando pessoas da estrada, salvando vidas e trazendo saúde de alta qualidade para perto da casa das pessoas. A teleconsulta é uma ferramenta potente para garantir acesso rápido e resolutivo, principalmente em regiões mais afastadas”, frisou.

O prefeito de Marilândia, Gutim Astori, agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento. “É uma inovação que chega diminuindo a fila de espera, o deslocamento e garantindo mais dignidade para quem aguarda uma consulta. Só temos a agradecer ao governador Renato Casagrande e à equipe da Sesa”, afirmou.

Já em São Domingos do Norte, onde a sala de teleconsultas está em funcionamento desde fevereiro, a comitiva visitou a estrutura que vem beneficiando os moradores do município com atendimentos especializados, além de acompanhar de perto o andamento de outras obras de saúde. A agenda incluiu visitas à construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Residencial Manelão e da praça dos Poderes, ao lado da prefeitura, e também às reformas da Estratégia Saúde da Família (ESF) Eugênio Malacarne e ESF Francisco Aragão.

O secretário Tyago Hoffmann ressaltou o impacto positivo dessas obras na vida da população: “São obras importantes, em parceria com o Governo do Estado, que estão modificando por completo a qualidade de vida dos moradores de São Domingos do Norte. Investir em saúde é cuidar das pessoas!”

A prefeita de São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne comemorou os avanços que o município tem vivido com o apoio do Estado. “A nossa cidade está linda, com obras que fazem a diferença na vida das pessoas. Aqui, a população está muito feliz. Agradecemos ao Governo do Estado por olhar com tanto carinho para São Domingos do Norte e pela parceria que tem feito toda essa transformação acontecer”, disse.

Acesso à teleconsulta

O procedimento para a realização das teleconsultas segue o fluxo habitual: as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com especialistas e o agendamento é realizado via Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece a uma sala equipada com computador para realizar a consulta por vídeo, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

Teleconsultas na Região Central de Saúde

Com investimento total de R$ 2,8 milhões, a Região Central de Saúde contará com a oferta de 49.970 teleconsultas. Até o momento, já foram contratualizadas 12 especialidades: Cardiologia (adulto e pediátrica), Endocrinologia (adulto), Psiquiatria (adulto e pediátrica), Ortopedia (adulto), Otorrinolaringologia (adulto), Neurologia (adulto e pediátrica), Hematologia (adulto), Dermatologia (adulto) e Angiologia (adulto).

Para a superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, as teleconsultas representam um avanço na regionalização do atendimento. “A teleconsulta é um avanço essencial para garantir o acesso ágil e eficiente a especialidades médicas. Além de facilitar o atendimento e reduzir deslocamentos desnecessários, o serviço contribui para diminuir o absenteísmo dos pacientes e otimizar o transporte sanitário, garantindo mais eficiência ao sistema de saúde”, pontuou.

Confira fotos aqui


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

carloscandeias@saude.es.gov.br

(27) 3717-2541

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard