19/03/2024 09h48 - Atualizado em 19/03/2024 09h52

Sesa inaugura mais um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no Estado

A inauguração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, na Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), localizada em Cariacica, na última sexta-feira (15), é mais uma grande conquista da Secretaria da Saúde (Sesa) na busca pela qualidade da saúde do trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro leva o nome de Cerest Metropolitano e foi habilitado pelo Ministério da Saúde.

O Cerest é um dos pilares na estrutura da Rede Nacional de Integração à Saúde do Trabalhador (Renast), articulando-se com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) para promover uma atuação integrada e abrangente no cuidado à saúde dos trabalhadores.

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, pontuou que o Espírito Santo é um dos estados que mais investe na saúde e a entrega do Cerest Metropolitano é uma conquista importante para o SUS capixaba e à saúde do trabalhador. “O Espírito Santo é o estado que mais investe em saúde do Sul e do Sudeste, e o quinto que mais investe percapitamente no País. Isso é muito bom, mostra que temos um governador que aposta na saúde, incluindo a saúde do trabalhador, e isso é o primeiro passo para que tudo aconteça, incentivando para a promoção das políticas de saúde e segurança para o nosso trabalhador. É o SUS cuidando de quem cuida”, frisou Duarte.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também esteve presente e destacou a união entre o Estado, o município e o Governo Federal.

“Estamos muito bem representados neste evento e o SUS mais ainda com a união do Estado, dos municípios e do Governo Federal. É assim que a gente constrói aquilo que precisamos cada vez mais dentro desse SUS que nos orgulhamos e que precisamos melhorar. Estamos em um momento de reconstrução do País. Nós estávamos há mais de seis anos sem nenhuma habilitação de Cerests, mas, desde 2023, esse já é o 11º Cerest habilitado no atual governo federal. A meta é atingir 13 por ano”, destacou Ethel Maciel.

A inauguração também marcou a participação de importantes representantes que atuam diretamente em ações voltadas ao trabalho seguro, como a do juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Fabio Eduardo Bonisson Paixão, que representou o Programa de Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. Ele destacou as mudanças das relações de trabalho na sociedade, tanto do Judiciário quanto do Ministério Público. “O Judiciário entendeu que precisa de vários parceiros e estar atento para evitar os processos, chegando ao final de cada ano sem nenhum acidente, sem nenhuma doença ocupacional. Por isso, o programa foi criado, para que possamos caminhar juntos na mesma direção”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença do superintendente Regional de Saúde de Vitória (SRSV), Heber Lauar; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Stanislaw Tallon Bozi; do superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; do secretário municipal de Saúde de Cariacica, Cesar Colnago; e da representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Rita de Boni, entre outras autoridades.

A importância do Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Cerest, é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram.

O Centro desempenha um papel crucial no suporte técnico, na educação permanente, na coordenação de ações de promoção e vigilância e na assistência à saúde, garantindo a implementação de práticas seguras e saudáveis nos ambientes de trabalho e contribuindo significativamente para a melhoria das condições de saúde do trabalhador, como a formulação de políticas públicas.

A chefe do Núcleo Especial da Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) da Sesa, Liliane Graça Santana, explicou que o SUS também desponta como uma política pública de cobertura universal, para o cuidado da saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras. “Ou seja, temos o desafio e o compromisso de pensar e executar políticas que contemplem todas as pessoas que trabalham, independentemente do tipo de inserção no mercado como formal ou informal, urbano ou rural, e isso deve ocorrer em todos os níveis de gestão do sistema de saúde”, ressaltou.

No Espírito Santo, há seis Cerest’s habilitados pelo Ministério da Saúde, sendo um Cerest Estadual, que funciona junto à Coordenação Estadual do Núcleo Especial da Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), da Secretaria da Saúde; um Cerest Municipal, com sede em Vitória; dois Cerest’s regionais com gestão municipal (Cerest Central, em Colatina; e Cerest Sul, em Cachoeiro do Itapemirim); dois Cerest’s regionais com gestão estadual (com sede nas superintendências de São Mateus e Cariacica).

Para o superintendente da Regional de Saúde Metropolitana, Heber Lauar, a inauguração do Centro na Região Metropolitana do Estado ressalta também a importância da saúde do trabalhador para o SUS e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “É um momento importante na saúde do trabalhador do nosso Estado. E o trabalho é uma condição do ser humano e isso é tão significativo, que damos um passo gigantesco para monitorar, vigiar e dar condições de trabalho, melhorando a saúde ocupacional das pessoas”, ressaltou Lauar.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Rachel Martins