07/10/2024 16h53

Sesa investe na implementação de vigilantes brigadistas

A infraestrutura da Saúde é um campo no qual a segurança não é apenas uma prioridade, mas uma necessidade. Dessa forma, a Secretaria da Saúde (Sesa), como parte de sua missão em garantir o bem-estar dos pacientes, familiares e profissionais de saúde, tem investido significativamente na formação de vigilantes brigadistas na rede hospitalar.

A iniciativa se deu com o intuito de garantir segurança contra incêndios e controle do pânico em suas edificações, aplicando o vigilante brigadista na prestação dos serviços de prevenção e combate ao incêndio, abandono de área de risco, realização de primeiros socorros e atendimento de emergência em edificações. O curso de vigilante brigadista, fundamental para a obtenção da certificação, inclui o cumprimento de horas de treinamento e uma rigorosa prova aplicada pelo Corpo de Bombeiros, devido à complexidade das habilidades exigidas.

A iniciativa não apenas reforça a segurança patrimonial, mas também estabelece uma parceria estratégica entre a Sesa, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e as empresas de segurança privada prestadoras de serviço na área da segurança patrimonial, que prestam serviços à instituição. Essa colaboração permite oferecer treinamento especializado aos profissionais de segurança que atuam nas unidades hospitalares, certificando-os como vigilantes brigadistas.

A implementação foi embasada pela Convenção dos Vigilantes Patrimoniais para atuação do vigilante brigadista. Dessa forma, o contrato de Vigilância da Sesa, prevê como requisito, que todos os vigilantes da Saúde, sejam treinados e certificados pelo CMBES.

No entanto, é importante destacar que as responsabilidades do vigilante brigadista se distinguem das responsabilidades dos bombeiros militares: enquanto estes últimos têm um papel primordial na resposta a emergências, os brigadistas são responsáveis por serviços de prevenção e combate a incêndios, evacuação de áreas, primeiros socorros e atendimento emergencial.

O subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Érico Sangiorgio, explica sobre essa iniciativa. “Em síntese, a implementação desses profissionais nos hospitais estaduais não apenas reforça a segurança, mas também evidencia o compromisso da Sesa em garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos na prestação de cuidados de saúde. Esses profissionais, com sua dedicação e preparo, estão prontos para auxiliar os bombeiros em qualquer eventualidade, cumprindo assim um papel fundamental na proteção da vida e da integridade dos pacientes e funcionários hospitalares. Vale ressaltar ainda que a sobreposição de funções não compromete sua eficiência, uma vez que o monitoramento das instalações onde atua é uma de suas principais atribuições”, disse o subsecretário Érico Sangiorgio.

Com a recente formação dos vigilantes brigadistas, a Sesa alcançou 100% de cobertura em suas unidades, totalizando 288 profissionais vigilantes habilitados para a função de brigadista, distribuídos entre a Região Metropolitana, com 110 postos, a região Sul, com 11 postos, e a região Norte, com 23 postos. Esse avanço garante que a população atendida nas unidades de saúde do Estado possa contar com uma equipe capacitada para lidar com possíveis eventualidades, reforçando a segurança e proteção dos pacientes e servidores.

Algumas atribuições dos vigilantes brigadistas

Ações de prevenção:
- inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio;
- inspeção geral das rotas de fuga;
- instrução geral de abando de área de fuga com segurança.

Ações de emergência:
- identificação da situação;
- alarme;
- evacuação de áreas de risco;
- acionamento do Corpo de Bombeiros e/ ou ajuda externa de imediato;
- corte de energia da edificação, com verificação prévia de elevadores e equipamentos de emergência e preservação da vida que funcionem energizados;
- primeiros socorros;
- Controle o pânico;
- recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros Militar em situação de acionamento.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard