04/04/2025 17h00 - Atualizado em 07/04/2025 16h37

Sesa participa de 2ª Assembleia Geral Ordinária Presencial do Cosems/ES

A Secretaria da Saúde (Sesa) participou, na última quinta-feira (03), da 2ª Assembleia Geral Ordinária Presencial do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). O encontro foi realizado na Escola Técnica do SUS (ETSUS), localizada no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória, reunindo gestores municipais e estaduais para debater pautas prioritárias da saúde pública.

Durante a assembleia, foram discutidos temas estratégicos relacionados ao fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, incluindo financiamento da saúde APS; programação e execução de políticas públicas, além do aperfeiçoamento da integração entre os serviços municipais e estaduais. A reunião também proporcionou um espaço para alinhamento entre os gestores quanto às estratégias da Atenção Primária à Saúde (APS), além da especializada e hospitalar.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para o fortalecimento do SUS. "A realização dessa assembleia reforça o compromisso com a saúde pública e permite a construção de soluções conjuntas para os desafios do setor. A colaboração entre os entes federativos é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e cada vez mais resolutivo para a população capixaba", afirmou.

A subsecretária de Estado da Atenção à Saúde, Carolina Marcondes Rezende Sanches, discursou sobre Micro Polos e compartilhou com os gestores municipais os avanços e perspectivas da Secretaria da Saúde (Sesa), em relação à estruturação dos Micro Polos de atenção especializada.

“Acreditamos que fortalecer os Micro Polos é um passo importante para consolidar a regionalização da saúde, assegurando que a população tenha acesso aos cuidados no tempo certo e no local mais adequado, com suporte técnico e estrutura de qualidade. A integração entre os níveis de atenção primária, especializada e hospitalar é um caminho necessário para que o SUS capixaba seja cada vez mais forte, acessível e resolutivo”, destacou Carolina Sanches.

No decorrer da assembleia, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo, falou sobre as estratégias de vacinação 2025, que incluíram vacinação Influenza 2025 e vacinação escolar, e a estratégia de resgate de não vacinados HPV de 15 a 19 anos.

A ouvidora da Sesa Terezinha Bolzani também destacou a importância da implantação da Ouvidoria nos municípios, consolidando e fortalecendo a Educação Permanente da Rede de Ouvidorias do SUS capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard