Sesa participa do lançamento do 15⁰ Congresso Internacional da Rede Unida

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou do lançamento do 15⁰ Congresso Internacional da Rede Unida, no último sábado (23). Fernandes é o presidente do evento, que acontecerá em Vitória entre os dias 16 e 19 de junho de 2022.
"Teremos um debate do que pode ser o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos. Precisamos fortalecer a soberania do nosso país e entendemos que o SUS é uma das características civilizatórias mais avançadas daquilo que conquistamos na Constituinte", disse o secretário.
A abertura do evento on-line foi feita pelo coordenador da Rede Unida, Túlio Franco, que afirmou estar com muita energia e força para construir o Congresso. "O Espírito Santo é referência no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e para nós é uma honra ter o secretário como presidente do Congresso. O evento será híbrido, mas o mais presencial possível. Estamos otimistas e esperançosos", contou.
Quem também participou do evento foi o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. "A Rede Unida tem sido parte do enfrentamento à pandemia e continuamos na luta em defesa ao SUS. Amanhã será outro dia e nós já estamos construindo esse novo dia", destacou.
O lançamento do Congresso fez parte da programação do evento "Resistências do Sul: em defesa das vidas, da democracia e do SUS", organizado pela Rede Unida entre os dias 22 e 23 de outubro. A programação também contou com palestras, rodas de conversa e távolas.
Ensino em serviço como diferencial
O Congresso faz parte das ações que apoiam os Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem como objetivo a formação de profissionais de saúde especialistas de forma descentralizada, com metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.
Atualmente o programa conta com 291 residentes atuando em nove municípios do Espírito Santo. O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde, sendo os 20% restantes da carga horária destinados à abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Os Programas de Residência são para as seguintes especialidades:
- Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
- Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
- Residência Multiprofissional em Saúde da Família
- Residência Multiprofissional em Saúde Mental
- Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos
- Residência Médica em Psiquiatria
- Residência Médica em Acupuntura
- Residência Médica em Pediatria
Para saber mais sobre o Programa, acesse https://icepi.es.gov.br/programa-residencias-medicas-multiprofissionais
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br