05/12/2022 11h36 - Atualizado em 05/12/2022 11h37

Sesa presta contas do primeiro e do segundo quadrimestres de 2022 na Ales

O secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino, esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), na última sexta-feira (02), para prestar contas dos gastos e investimentos realizados pela Secretaria da Saúde (Sesa), no primeiro e segundo quadrimestres de 2022.

Por cerca de quatro horas, o secretário apresentou dados sobre financiamento, gestão de pessoas, auditorias, produção assistencial e controle social. Além disso, mostrou indicadores, falou sobre a judicialização na saúde, o enfrentamento à pandemia da Covid-19, e os avanços no novo Sistema Único de Saúde capixaba.

Investimentos

Entre os investimentos em obras, foi destacada a ampliação da Maternidade de Colatina, a construção do Hospital Geral de Cariacica e do Complexo de Saúde em São Mateus, que abrigará uma unidade hospitalar, hemocentro e farmácia. “Vão melhorar a oferta de leitos para a rede estadual”, avaliou. Conforme revelou, o hospital de Cariacica será entregue dentro de 2,5 anos.

Tadeu Marino falou ainda sobre um programa decenal de cofinanciamento que o Estado fará com 54 municípios para apoiar a construção de 111 unidades de saúde no valor global de R$ 130 milhões de recursos próprios. Quando a prefeitura é habilitada, com a documentação em dia, 10% do valor já é depositado na conta.

O secretário discorreu ainda sobre o número de leitos hospitalares no SUS, que passou de 2.604 em 2019 para 3.729 neste ano. Esses investimentos na abertura de mais 1.125 leitos clínicos e complementares foram considerados “legados da pandemia”, uma vez que o Estado optou por não construir hospitais de campanha, explicou Marino.

A ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi considerado por ele como um dos principais “gols” da atual gestão, pois todos os 78 municípios capixabas estão cobertos com esse componente da rede de urgência e emergência. “Hoje não tem um município do Espírito Santo que não tenha a ambulância vermelhinha e branca”, resumiu.

Principais entregas

A prestação de contas contemplou também os dados de financiamento, informando o investimento de mais de 12% de recursos próprios obrigatórios do governo em ações e serviços da saúde.

Assuntos como produção ambulatorial, gestão de pessoas, participação social e controle, auditorias, Atenção Primária à Saúde, assistência farmacêutica também foram abordados.

Entre as principais entregas da Secretaria da Saúde, gestão 2019-2022, o secretário Tadeu Marino destacou:

Expansão do Pronto Socorro e oncologia do Hospital Infantil de Vitoria  para o HPM

Hospital Aquidaban – Cachoeiro de Itapemirim

Conclusão do Hospital São Lucas (Bloco IV)

Expansão leitos HIMABA - 147 leitos

Ampliação da Terapia Renal Substitutiva – 276 novas vagas

Novas farmácias cidadãs – 02 (Guaçuí e Castelo)

Novos leitos de terapia intensiva (legado pós-COVID) –  555 leitos

Construção de Centro Cirúrgico  no HRAS - 6 salas

Construção do Hospital de Cariacica

Complexo de Saúde Norte - novo HRAS, HEMOES, Farmácia Cidadã, CRE e Superintendência

Ampliação de equipes/ cobertura ESF (provimento ICEPi, em parceria com municípios)