24/04/2023 11h31 - Atualizado em 24/04/2023 11h35

Sesa promove capacitação sobre manejo clínico do vírus HIV e outras doenças

Qualificar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais é uma das diretrizes da Secretaria da Saúde (Sesa). Com esse objetivo, a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) e Hepatites Virais da Sesa, em parceria com o Núcleo de Vigilância em Saúde da região Metropolitana, realizou, na quarta-feira (19), uma capacitação epidemiológica e de manejo clínico com técnicos dos municípios de Aracruz, Cariacica, Guarapari, Serra, Vitória, Vila Velha, e Viana.

O evento foi realizado no auditório do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, e contou com a participação de 77 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) dos territórios.

Durante o dia, foram apresentadas técnicas de otimização do tempo e trabalho; manejo adequado da sífilis, dos corrimentos causados por infecções sexualmente transmissíveis e da HIV/Aids. Além disso, foi discutida a notificação das doenças e indicações para o uso dos medicamentos que auxiliam na prevenção ao HIV.

Para a ginecologista e referência técnica da Coordenação de DSTs/Aids da Secretaria da Saúde, Bettina Moulin Coelho Lima, o encontro oportuniza a troca de experiência entre os profissionais e auxilia no aperfeiçoamento da condução dos casos e das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde dos municípios.

“Com a oficina, acreditamos que os profissionais estejam mais seguros e capacitados para atender de forma oportuna e qualificada todos os pacientes. Além disso, essa é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento diante dos protocolos do Ministério da Saúde e garantir uma ligação mais próxima entre Estado e os municípios, atuando diretamente na necessidade de cada um deles”, ressaltou a coordenadora.

Capacitação aos demais municípios

Com o intuito de garantir o aperfeiçoamento para todos os municípios do Espírito Santo, a coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) e Hepatites Virais realizará a capacitação em todos os polos das regiões capixabas, com previsão de término no mês de junho.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde