27/04/2022 18h00

Sesa realiza 1ª Oficina Intersetorial sobre Notificação de Violência ao SUS

Na última terça-feira (19), a Secretaria da Saúde (Sesa), realizou a 1° Oficina Intersetorial sobre Notificação de Violência ao SUS, em Guaçuí. Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde, instituições de ensino e a assistência social sobre a importância de construir fluxos de notificação e assistência sobre violência interpessoal ou autoprovocada na população do Estado, a ação também promoveu o esclarecimento de dúvidas em relação às medidas que devem ser adotadas pelas Redes de Atenção em Saúde (RAS) para oferecer os melhores cuidados às pessoas em situações de violência.

De acordo com a Referência Técnica Regional Sul de Violência Interpessoal/Autoprovocada, Thaís Rangel Damasceno, a obrigatoriedade da notificação foi estendida aos profissionais de instituições de ensino e assistência social, em virtude do que dispõe a Lei Estadual Nº 11.147, de 07 de julho de 2020, que tornou necessário a promoção de oficinas para a capacitação e a difusão dos procedimentos de notificação em todo o território.

"A oficina quer transmitir a informação e auxiliar no desenvolvimento do profissional para o atendimento que faz toda a diferença no tratamento e na condução desses casos. Quando o profissional notifica à saúde, a pessoa em situação de violência tem a oportunidade de ser inserida na rede de cuidado, de modo a receber a assistência e os encaminhamentos necessários. O trabalho intersetorial é fundamental para oportunizar e melhorar a assistência ao usuário", ressaltou a referência.

Ao todo, a oficina contou com a participação de 133 profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, presidentes dos Conselhos Tutelares, representantes da Vigilância Epidemiológica, diretores das Escolas Estaduais e Escolas Municipais da Região Sul de Saúde. Entre eles, as secretárias Municipais de Saúde de Guaçuí, Juliana Rodrigues Miranda Nolasco; de Presidente Kennedy, Alessandra das Neves Lima e de Dores do Rio Preto: Kátia Damica Silva.

A Referência Técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria da Saúde, Edleusa Cupertino, mediou o evento, que foi realizado com a parceria da Sesa, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, e a Secretaria da Educação (Sedu), com o auxílio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie- Guaçuí).

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges