22/04/2022 12h42

Sesa realiza 1ª oficina para a Regionalização das Redes de Atenção à Saúde do Estado

Nessa segunda-feira (18), a Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a 1ª Oficina de Validação Estadual do Espírito Santo referente ao Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização.

Com o intuito de diagnosticar as condições da Rede de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito Estado e nas microrregiões, a ação visa a garantir o planejamento da Saúde com integralidade, agilidade e melhora na política de financiamento para atender às necessidades da população, conforme o Decreto n° 7508/2011.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, com o Planejamento Regional Integral (PRI), o Sistema Único de Saúde (SUS), tem a capacidade de superar algumas insuficiências por meio do desenvolvimento da gestão fundamentada na medida de regionalização do sistema.

“O Sistema Único de Saúde que defendemos é bem detalhado em sua Carta Magna, mas, ainda assim, ele precisa de operação, materialização e melhores medidas para atender a população. Entendemos que a inovação é obrigatória para obtermos resultados completos e a dimensão na qualidade de acesso.  Este momento que vivemos é uma oportunidade de realizar uma análise significativa do paciente em cada região”, ressaltou o secretário da Saúde, Nésio Fernandes.

Na oficina, participaram o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes; a vice-presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Sandra Lupim; o superintendente do Ministério da Saúde do Espirito Santo, Bartolomeu Martins Lima; e a representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretora executiva, Ana Paula Pinho.

O projeto

O projeto teve início em julho de 2021, com ações de planejamento com os municípios que possibilitou a validação coletiva de todo o processo e o avanço das fases previstas até o ano de 2023.

A ação está sendo conduzida em parceria com a Secretaria da Saúde, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems), o Ministério da Saúde (MS), e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que executa o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A primeira fase realizada por meio de um seminário em novembro de 2021, proporcionou a construção da história da regionalização do Estado e a discussão da necessidade de um diagnóstico de cada região, com o objetivo de constatar os principais problemas de saúde da população regional e necessidades das unidades.

Atualmente, na segunda fase do projeto, será efetuada a validação do diagnóstico da situação das Redes de Atenção à Saúde, com a finalidade de compreender os serviços ofertados nas macrorregiões de saúde (MRS) e os procedimentos para realização do atendimento.

Além disso, ocorrerá a observação do Planejamento Regional Integral no âmbito do território do Espírito Santo em geral, e nas macrorregiões de saúde (MRS) Metropolitana, Sul e Central Norte; definição e a pactuação da agenda para o desenvolvimento do PRI no Estado.

De acordo com o gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Cristiano Luiz Ribeiro de Araújo, para o planejamento da terceira fase está sendo preparada uma análise da situação da saúde no Estado considerando as três macrorregiões em saúde.

“Na análise que será realizada na terceira fase, o Estado vai compreender a situação epidemiológica das regiões e examinar a composição das Redes de atenção à Saúde e dos serviços. Além disso, avaliaremos a oferta em saúde para os municípios e cidadãos do sistema. Numa próxima fase do projeto, a Secretaria da Saúde, realizará o desenho da trajetória e fluxo do paciente no Sistema Único de Saúde com base na sua necessidade de assistência em cada região”, explicou Araújo.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges