05/05/2022 13h45 - Atualizado em 05/05/2022 13h48

Sesa realiza capacitação para fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Para fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no Estado e melhorar o atendimento às pessoas com deficiência, por meio do treinamento dos profissionais que compõem o serviço, a Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar nas próximas quarta-feira (11) e quinta-feira (12), no horário das 8h às 18h, a Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que vai contar também com a capacitação do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência.

O evento será realizado no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória. As inscrições para participação on-line estão abertas até a próxima segunda-feira (09). Os links estão no final do texto.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio da Portaria GM/MS n° 793/2012, para ampliar e consolidar a atenção e o cuidado a esses indivíduos, a partir de critérios de equidade e integralidade. A Secretaria da Saúde, em 2012, aderiu à RCPD e instituiu o Grupo Condutor Estadual (GCE) para expansão e estruturação da Rede.

A terapeuta ocupacional, referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesa, Elem Guimarães, destacou que a capacitação tem grande relevância para a rede de atenção em saúde e para os profissionais de reabilitação.

“Essa ação é muito importante para os profissionais que atuam nos serviços de reabilitação. Sobretudo, para o aprimoramento técnico e conceitual, a troca de experiências inovadoras entre os componentes da rede e o alinhamento de estratégias para a continuidade da qualificação da produção do cuidado em saúde na reabilitação, para a população que necessita deste serviço”, salientou.

O evento será destinado aos representantes da gestão local, coordenadores e profissionais que atuam nos serviços de reabilitação. Estarão presentes o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, José Maria Justo; a gerente de Política e Organização das Redes de Atenção em Saúde, Daysi Koehler Behning (Geporas); a referência do Núcleo Especial de Atenção Especializada (Neae), Jordana Silva; a diretora geral do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes), Adriana Batista Vidal Zardini; os coordenadores dos Centros Especializados em Reabilitação (CER); a terapeuta ocupacional e referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), Elem Guimarães; e a referência técnica e fisioterapeuta Vanessa Suzana Costa.

Atendimento

Atualmente, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é composta no Estado pelos serviços da Atenção Primária e Atenção Especializada, como o Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Atenção Hospitalar. Outros serviços importantes são os realizados pelos Centros Especializados em Reabilitação (CER), especializados em diagnóstico, tratamento, reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).


Locais de serviço:

- Atenção Básica composta pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS); Equipes da Atenção Primária (eAP) e da Saúde da Família (eSF); Equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e atenção odontológica;

- Atenção Especializada, composta pelos Centros Especializados em Reabilitação (CER); serviços habilitados em uma única modalidade de reabilitação e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO);

- Atenção Hospitalar e Rede de Urgência e Emergência;


Dados

De acordo com dados de 2020, no Estado, há 621.575 pessoas com deficiência física na Região Metropolitana. Em relação às regiões Central e Norte são 252.226 indivíduos e, na região Sul, 207.589.

Ao todo, no Espírito Santo contém 796 Unidades Básicas de Saúde, 143 Postos de Saúde e 12 Centros de Apoio à Saúde da Família, 23 academias da saúde, o que totaliza 974 locais de atendimento registradas no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES), distribuídas nas três regiões.

Na atenção especializada, são seis Centros Especializados em Reabilitação, uma Oficina ortopédica, dois serviços de atenção hospitalar especializada, 13 CEO, além da assistência da rede de urgência e emergência.


Serviço:

Inscrições – Para participar do evento, é necessário a inscrição prévia. As inscrições (modo on-line) estão abertas até o próximo dia 09 de maio, por meio do Google Forms.

Oficina de Qualificação da RCPD – dias 11 e 12 de maio de 2022 
Link: https://forms.gle/gh4rXDYi8u81CBfD7


Capacitação do PRONAS – Dia 12 de maio de 2022
Link: https://forms.gle/5GeAXXrSe6TdLR1L9

 


Informações à Imprensa
:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard