26/12/2023 15h30

Sesa realiza capacitações sobre principais endemias em municípios do norte do Estado

Os profissionais que atuam como Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACA) dos municípios de Nova Venécia e Sooretama, localizados no norte do Estado, receberam, entre os dias 11 e 22 de dezembro, a equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva), da Secretaria da Saúde (Sesa), para a capacitação sobre as principais endemias da região.

A ação foi promovida pela Sesa nível central e regional Norte de Saúde. A capacitação ocorre para permitir a identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, relacionados às doenças como Leptospirose, Esporotricose, Febre Maculosa, Malária, Leishmaniose Tegumentar, Leishmaniose Visceral e Raiva. Além disso, houve também a capacitação para novos ACE desses municípios.

A capacitação em Sooretama aconteceu entre os dias 12 e 15 de dezembro. Já em Nova Venécia foi entre os dias 19 e 22 de dezembro.

“Foram encontros onde pudemos fortalecer a parceria entre as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica com a Atenção Primária, reforçando a importância de trabalharmos juntos, que é prevista pela legislação vigente do Sistema Único de Saúde (SUS), na intersetorialidade do agente de Comunitários de Saúde e do de Combate às Endemias”, explicou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, Roberto Laperriere Junior.

De acordo com Laperriere, para o próximo ano, novas capacitações visando o treinamento dos agentes sobre as principais endemias locais, de maior frequência de notificação nos municípios, já estão sendo discutidas em planejamento entre a Sesa e as regionais.

“É um trabalho que visa não só o fortalecimento no controle das endemias, a fim de evitar as doenças e/ou epizootias, mas também possíveis óbitos. Estamos resgatando a parceria entre a Atenção Primária e as Vigilâncias municipais para intensificar as ações no campo”, destacou Laperriere.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos