14/08/2023 17h36 - Atualizado em 15/08/2023 11h10

Sesa realiza oficina para implantação do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS

A Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou uma oficina para a construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS (Cieges). Os encontros aconteceram no auditório da Sesa, na  Enseada do Suá, nas últimas quinta-feira (10) e sexta-feira (11), e contaram com a participação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, além de gestores,  referências técnicas, administrativas, da Tecnologia da Informação e representantes de câmaras técnicas do Conselho Nacional.

Os centros de Inteligência podem ajudar a melhorar a gestão da saúde pública por meio da coleta, análise e interpretação de dados relevantes, por especialistas afins, permitindo que os gestores de saúde tomem decisões mais ágeis, e visando à qualificação das políticas públicas e a um melhor atendimento à população.

“A implementação de um SUS inovador é uma meta que envolve desafios, como a infraestrutura de tecnologia da informação, o treinamento de profissionais e a segurança de dados, por exemplo. A iniciativa de estabelecer um Centro de Inteligência nos traz a possibilidade de usar melhor os dados da saúde para subsidiar novas políticas, programas e tomar decisões para qualificar ainda mais os serviços que prestamos à população”, ressaltou o secretário Miguel Duarte.

O subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS), Francisco José Dias da Silva, salientou que a adesão da Sesa no projeto de implantação do Cieges na Secretaria, por iniciativa do secretário Miguel Duarte, traz um novo marco para os processos de planejamento e gestão do SUS no Espírito Santo. “Ter informações estratégicas estruturadas por meio dos processos de trabalho desenvolvidos no Cieges permitirá maior eficiência e efetividade nas políticas públicas do SUS-ES e mais resultados na assistência à saúde e qualidade de vida da população capixaba”, disse.

Para a gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Daysi Koehler Behning, a implantação do Cieges e os dados gerados pelo Estado, com as informações vindas dos 78 municípios, serão interligados. “O Cieges vai facilitar o processo de monitoramento, avaliação e análises de dados específicos, além de possibilitar a adoção de medidas de forma que sejam alcançadas as metas pactuadas no Estado”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião os subsecretários de Estado da Saúde, Tadeu Marino, Érico Sangiorgio, Alexandre Aquino, Francisco José Dias, Gleikson Barbosa; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; além dos representantes da Vigilância em Saúde e das demais gerências que compõem a Sesa.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida 
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard