26/11/2021 18h39 - Atualizado em 26/11/2021 18h44

Sesa realiza seminário de regionalização em saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa) realizou em formato on-line a 1ª Oficina de Alinhamento Metodológico e Conceitual, referente ao Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização, que teve início nessa quinta-feira (25) e seguiu nesta sexta-feira (26).

A oficina foi direcionada aos membros do Grupo Condutor de Regionalização, composto por representantes do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e técnicos de diversos setores da Sesa, e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde em exercício, José Maria Justo; a presidente do Cosem/ES, Cátia Cristina Vieira Lisboa; o superintendente do Ministério da Saúde do Espirito Santo, Bartolomeu Martins Lima; e a coordenadora de Projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Samara Kielmann.

No encontro, José Maria Justo destacou a importância da descentralização das atividades às Regionais de Saúde do Estado. “A descentralização dos serviços de saúde vem para somar positivamente para o cidadão, que ganha com a facilidade de acessar os serviços a serem ofertados em sua região. Isso faz com que, consequentemente, diminua o tempo de espera por determinados atendimentos e procedimentos a serem realizados”, disse.

O projeto

A realização do projeto visa a fortalecer e ampliar o processo de regionalização da Rede de Atenção à Saúde e a coordenar de forma a partilhar o Planejamento Regional Integrado (PRI) com os gestores das regiões municipais do Estado, buscando uma maior estruturação da Rede de Atenção à Saúde, a fim de que o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado tornem-se mais ágeis, e em tempo oportuno.

O projeto teve início em julho deste ano, com ações de planejamento com os  municípios e está previsto para ser finalizado em 2023. A ação está sendo conduzida em parceria com a Secretaria da Saúde, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems), o Ministério da Saúde (MS), e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que executa o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS),

A oficina debateu ações para a realização da terceira fase do projeto. Foram discutidas a necessidade de se ter um diagnóstico da epidemiologia de cada região, constatando os principais problemas de saúde (UBS), e quais as suas principais necessidades existentes em cada uma delas. Também foi abordado o diagnóstico da Rede, constatando o que existe em oferta a cada área temática da saúde por região, e a organização de um plano de ação para se conciliar esses feitos às necessidades das pessoas, com o propósito de melhorar a qualidade de assistência fornecida dentro de seu próprio território.

O gerente de políticas e organização de Redes de Atenção à Saúde, Cristiano Luiz Ribeiro de Araújo, ressalta a importância da oficina no processo de melhoria na qualidade dos serviços ofertados.

“É de extrema importância o desenvolvimento desse projeto para o processo da melhoria na qualidade da oferta de serviços de saúde próximo de onde vivem as pessoas, aumentando a resolubilidade das Redes de Atenção à Saúde, em cada Região de Saúde, reduzindo a necessidade dos usuários do sistema se deslocarem pelo Estado em busca serviços”, pontuou Araújo.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos