27/08/2021 15h33 - Atualizado em 27/08/2021 15h35

Sesa recebe doação de 700 oxímetros da Receita Federal

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, na manhã dessa quinta-feira (26), 700 oxímetros doados pela Receita Federal. Os equipamentos foram distribuídos para 18 unidades de saúde do Estado, sendo divididos de acordo com o número de profissionais fisioterapeutas que atuam nos locais.

As unidades que receberam os aparelhos são: Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – HINSG, Hospital Estadual de Urgência e Emergência – HEUE, Hospital Estadual Central – HEC, HEMOES, Hospital Dório Silva – HDS, Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – HEDJSN, Hospital Estadual de Vila Velha – HESVV, Hospital Antônio Bezerra da Silva – HABF, Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – HIMABA, CREFES, Hospital Estadual de Atenção Clínica – HEAC, Hospital Maternidade Sílvio Ávidos – HMSA, Hospital João dos Santos Neves – HJSN, Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho – HDAMF, Hospital Roberto Arnizaut Silvares – HRAS, Unidade Integrada Jerônimo Monteiro – UIJM, Hospital São José do Calçado – HSJC e Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos – CAPAAC.

O ato de entrega aconteceu no auditório da Secretaria, em Vitória, e contou com a presença da subsecretária de Estado de Atenção em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva; do gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Paulo Reblin; e do delegado Adjunto Jaques Mauro de Moraes da Receita Federal, além dos diretores gerais dos hospitais comtemplados com a doação e superintendentes Regionais de Saúde.

A subsecretária de Atenção em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva, falou sobre a importância de receber o equipamento, principalmente, em meio a pandemia de Covid-19.

“Considerando que medidas de prevenção e controle de infecção são implementadas pela Sesa com o intuito de evitar e/ou, reduzir ao máximo a transmissão da Covid-19, durante qualquer assistência à saúde, a doação dos 700 aparelhos oxímetros chega num cenário para somar aos procedimentos que são realizados pelos profissionais de saúde com o intuito de detectar o agravamento da doença”, afirmou.

O oxímetro é um aparelho de grande importância no contexto da Covid-19, pela capacidade de medir a saturação do paciente. Ele detecta rapidamente mudanças na eficiência com que o oxigênio é transportado para o corpo. Isso alerta as equipes técnicas a realizarem procedimentos precisos para reabilitação dos pacientes internados.

Os critérios para a distribuição dos oxímetros foram observados conforme o número de profissionais fisioterapeutas das 18 unidades contempladas.

Confira abaixo a quantidade de oxímetros recebidos pelos Hospitais e Unidades comtemplados pela doação:

Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória - HINSG

Hospital Estadual de Urgência e Emergência – HEUE

Hospital Estadual Central - HEC

HEMOES

Hospital Dório Silva – HDS

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – HEDJSN

Hospital Estadual de vila Velha – HESVV

Hospital Antônio Bezerra da Silva – HABF

Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves - HIMABA

CREFES

Hospital Estadual de Atenção Clínica - HEAC