Setembro Verde: família autoriza e órgãos são captados em Cachoeiro de Itapemirim

A família de uma paciente de 65 anos internada na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim autorizou, nesta quarta-feira (07), a doação de córneas, fígado e rins para transplante. O fígado e os rins foram captados pela equipe de Minas Gerais, que chegou ao município com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Já as córneas foram captadas pela equipe do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), em Vitória, e lá serão processadas antes de ficarem disponíveis para transplante.
O fígado e o rim direito vão para pacientes em Minas Gerais. Segundo a Central de Transplantes do Espírito Santo, o fígado foi fornecido para um receptor homem de 64 anos, que foi priorizado na fila nacional devido à gravidade do seu quadro de saúde, e o rim direito será transplantado em uma mulher de 53 anos. O rim esquerdo vai para uma mulher de 51 anos no Rio Grande do Sul também foi priorizada na fila de espera nacional.
Conforme esclarece a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Raquel Duarte Corrêa Matiello, a priorização é solicitada ao Sistema Nacional de Transplantes pelo médico que acompanha o paciente que está na fila de espera. O receptor é, então, priorizado, mas somente se o órgão doado for compatível com ele.
De Cachoeiro de Itapemirim, o fígado segue direto para Minas Gerais pelo avião da FAB. Os rins serão trazidos para Vitória pela Central de Transplantes do Espírito Santo e os órgãos serão enviados para seu local de destino, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, em um voo comercial. “Esse transporte é feito gratuitamente. A companhia aérea que tiver horário mais cedo leva o órgão”, explicou Raquel Matiello.
O rim direito, apesar de também ir para Minas Gerais, como o fígado, não será levado pelo avião da FAB por uma questão de logística. É que os órgãos serão enviados para cidades que estão sob a coordenação de Centrais de Transplantes diferentes. Após captadas, as córneas são processadas e podem ser transplantadas em até 14 dias. Já o fígado deve ser transplantado em até 12 horas e os rins em até 24 horas.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246