Superintendência Regional Norte de Saúde promove 1º Fórum de Urgência e Emergência
Fortalecer a integração para aprimorar o “cuidado em movimento” nas situações de urgência e emergência em saúde foi o foco do 1º Fórum de Urgência e Emergência da Região Norte – ‘Mova-Se’. O encontro, promovido pela Superintendência Regional Norte de Saúde, por meio da Rede de Urgência e Emergência, e pelo Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), reuniu profissionais e gestores em um momento de troca de experiências e fortalecimento de vínculos. O Fórum aconteceu no último dia 08 de outubro, em São Mateus.
“O transporte intra-hospitalar vai muito além do simples deslocamento de um paciente. Representa a continuidade da assistência, a confiança entre os serviços e a articulação que garante que cada cidadão receba o cuidado certo, no tempo certo e no lugar adequado”, explica Ana Carolina Alves Diniz Dornelas, referência-técnica da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Região Norte de Saúde.
Articulação e compartilhamento de boas práticas
Segundo Ana Carolina, o principal legado do fórum foi o estímulo à integração entre os serviços, com espaço para discutir desafios, compartilhar boas práticas e promover a articulação entre enfermeiros, médicos, condutores, reguladores, gestores, parceiros da rede assistencial e estudantes da área da saúde.
Ao abordar aspectos logísticos, de regulação e de gestão no transporte intra-hospitalar, os palestrantes reforçaram a importância da atuação conjunta entre os diferentes níveis de atenção — desde a atenção básica até os hospitais —, garantindo soluções sustentáveis que assegurem qualidade e segurança no atendimento à população.
“A gente precisa trabalhar bem e interligados. Precisamos saber para onde encaminhar um paciente em surto psicótico, para onde encaminhar um trauma apenas do olho, para onde encaminhar um neonato”, destacou o diretor-geral do HRAS, André Fagundes. “Precisamos conhecer a nossa rede para otimizar e diminuir o tempo de atendimento”, completou. O diretor lembrou ainda que o HRAS é o principal pilar da urgência e emergência do norte capixaba, com média de 7 mil atendimentos por mês.
Durante a mesa-redonda “Transporte de Urgência e Emergência: Desafios, Boas Práticas e Perspectivas para a Rede Assistencial da Região Norte”, o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso à Saúde, Gleikson Barbosa, apresentou dados sobre o SAMU 192 e os investimentos realizados para ampliar os serviços de saúde na região e em todo o Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Gilmar Henriques
gilmarhenriques@saude.es.gov.br