Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Os moradores dos distritos de Pedra Azul e Paraju, ambos em Domingos Martins, receberam um presente, na manhã desta terça-feira (16): a inauguração de duas novas salas de teleconsultas nas unidades básicas de saúde desses locais. Esta é a primeira cidade no Estado com a ampliação do serviço para distritos, segundo o secretário da Saúde, Tyago Hoffmann.
A lavradora Fabiola Fritz Rosa da Silva, de 41 anos, comemorou a entrega, sendo uma das primeiras moradoras da cidade a utilizar o serviço de teleconsulta em neuropediatria para o filho Huan Wilson Rosa da Silva, de 6 anos.
“Esperamos menos de um mês para esta consulta com neuropediatra. Estou um pouco ansiosa, porque nunca passei por uma teleconsulta. Essa entrega ajudou muito para não ter que ir a Vitória para consultar com o Huan. Com a consulta aqui na cidade, fica tudo mais prático. Se fosse em Vitória, meu marido, que trabalha dirigindo caminhão, não conseguiria trabalhar hoje, para nos levar tão longe, até a Capital”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, a ampliação das salas de teleconsultas nas cidades é sinal de sucesso do projeto, que já retirou mais de 40 mil pessoas das estradas. “A primeira sala de teleconsulta de Domingos Martins está na sede do município. Só o distrito de Pedra Azul está a 50 quilômetros de lá. Ainda assim, é uma grande distância a percorrer, porque a cidade é bem grande. Por isso, ampliar as salas de teleconsultas aqui e em Paraju são soluções para tirar as pessoas das estradas e dar mais qualidade de vida aos pacientes que usam o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba”, explicou.
O prefeito da cidade, Edu do Restaurante, comemorou as entregas das salas. “Estamos muito felizes com a ampliação desses serviços na cidade, sendo contemplados nesse projeto do Governo do Estado. Essa é uma importante entrega, que vai beneficiar diretamente os moradores dessas regiões. Agradeço ao governador Renato Casagrande e toda a sua equipe”, pontuou.
A inauguração das salas de teleconsultas contou com a presença da subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde, Carol Sanches, do superintendente Regional de Saúde de Vitória, Alexsandro Vimercati, da secretária de Saúde de Domingos Martins, Dayse Behning, além de vereadores do município e funcionários da unidade básica de saúde de Pedra Azul.
Há salas de teleconsultas nos 78 municípios do Espírito Santo, que foram inauguradas desde o início deste ano.
Micropolo
O secretário Tyago Hoffmann se reuniu com sete prefeitos da Região Serrana capixaba e os seus respectivos secretários(as) de saúde para levar consultas e exames de especialistas para mais perto dos moradores dessas cidades, com a criação de um micropolo de saúde e implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) regionalizado. A agenda aconteceu no final da manhã desta terça-feira (16), na Casa do Turismo, em Pedra Azul, Domingos Martins.
Estavam presentes, representantes de Conceição do Castelo, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins. A subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carol Sanches, contextualizou o projeto, que está em debate com os municípios há mais de dois anos.
“Estivemos aqui em 2023 e apresentamos essa proposta de criação de um polo regional para oferecer serviço mais perto dos moradores, que hoje são atendidos no Centro de Regional de Especialidades, em Cariacica. Somando esforços dos municípios, vamos conseguir implantar esse projeto.”
Domingos Martins aceitou ser o município que será sede do micropolo regional e de ceder área para implantação do Caps. “O Governo do Estado vai cuidar da parte burocrática da implantação desses espaços e construir o Caps, estimado em R$ 7 milhões”, lembrou Hoffmann.
A medida vai tirar das estradas por dia 140 moradores de Conceição do Castelo, que viajam todos os dias para Vitória. Em Brejetuba, são 80 pessoas em cerca de 20 carros. “O micropolo vai impactar diretamente na vida dos moradores, que vão se deslocar mais de 100 quilômetros para Vitória. Vamos ter mais economia no custo das viagens”, ressaltou o prefeito Levi da Mercedinha.
Confira aqui as fotos da inauguração das salas de teleconsulta e reunião para implantação do micopolo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos