Telessaúde Bucal: Espírito Santo vai oferecer capacitações à distância para municípios

O Espírito Santo coloca em prática uma proposta inovadora a partir desta sexta-feira (27). O estado será o primeiro do país a usar o Telessaúde Bucal como ferramenta de educação permanente para capacitação dos municípios. Até então, os temas dessa área eram abordados esporadicamente, e agora o assunto seguirá uma programação contínua e sistemática, com as capacitações acontecendo quinzenalmente em 2017.
Segundo cirurgiã-dentista Simone Luzia Moraes Dorna, referência técnica da Rede Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a iniciativa tornou-se possível a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Rede de Saúde Bucal, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Dorna ressaltou que o Telessaúde é uma ferramenta importantíssima para a disseminação do conhecimento. “Com esse recurso, chegamos aonde precisamos chegar, que é aos profissionais de saúde que estão lá na ponta atendendo a população. Todos os profissionais de saúde dos municípios podem ter acesso e, o que é melhor, do seu próprio local de trabalho ou em algum outro espaço que o município disponibilizar. Eles podem se reunir em uma sala ou podem assistir à palestra individualmente de onde estiverem, por isso é uma ferramenta excepcional para o conhecimento científico”, comentou.
A referência técnica disse que ao longo do ano serão feitos ajustes na programação, dependendo da demanda e dos temas solicitados pelos profissionais. Dorna salienta que os próprios servidores podem sugerir assuntos a serem trabalhados nas webpalestras. Na avaliação dela, esta é uma possibilidade de integração que deve ser aproveitada e que é muito positiva tanto para a Secretaria quanto para a área acadêmica e para os municípios.
A webpalestra que vai inaugurar o Telessaúde Bucal no Espírito Santo terá como tema “Atendimento Odontológico de Bebês e Crianças na Atenção Primária à Saúde”. A palestra será ministrada pela doutora em odontologia, mestre em saúde coletiva e especialista em odontopediatria Alice Pfister Sarcinelli, e a moderação será feita por Simone Dorna. A transmissão começará às 15 horas.
O Telessaúde
O Programa Telessaúde foi criado pelo Ministério da Saúde com a proposta de tornar a atenção primária à saúde mais resolutiva. No Espírito Santo, a iniciativa é compartilhada entre Sesa, Ifes e Ufes/Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam).
Além de proporcionar aos profissionais da rede municipal de saúde a oportunidade de tirar dúvidas sobre determinadas situações, o Telessaúde realiza capacitação por meio de palestras via internet (webconferências).
O contato das unidades de saúde com o Programa é feito por meio de um ponto do Telessaúde - um computador ligado à internet, com webcam e câmera fotográfica digital, instalado na unidade escolhida pelo município. A dinâmica de cadastramento da unidade e dos profissionais de saúde é de responsabilidade do município.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776