08/11/2023 14h50 - Atualizado em 08/11/2023 15h04

Trabalhos da Sesa são selecionados para 17ª ExpoEpi em Brasília

Dois trabalhos da Secretaria da Saúde (Sesa) estão representando o Espírito Santo na 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – ExpoEpi, que teve início nessa terça-feira (07) e acontece até esta sexta-feira (10), em Brasília. O evento é realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, e conta com a participação de profissionais que atuam nas gestões federal, estadual e municipal do País.

Além da Sesa, trabalhos das secretarias municipais de Marataízes, Muniz Freire, Vila Velha e Vitória também foram selecionados. Eles serão apresentados durante as mostras competitivas (Muniz Freire, Vila Velha e Vitória) e na sessão de e-pôsteres (Marataízes). Já nesta quarta-feira (08), os municípios de Ibatiba e Rio Bananal recebem o certificado de honra ao mérito do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).

Os trabalhos selecionados da Sesa para apresentação na “Sessão de e-pôsteres” são o de “Investigação de surto de histoplasmose em uma propriedade agrícola no município de Santa Leopoldina (ES) em 2023”, desenvolvido pelos profissionais do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e o trabalho “Contribuição farmacêutica na logística e uso racional de medicamentos para tuberculose e hanseníase em uma regional de saúde: relato de experiência”, desenvolvido pela farmacêutica Patrícia Marin Callegari, que atua na Vigilância Epidemiológica da Superintendência da Regional Sul de Saúde.

Após três anos de pausa, o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Juliano Mosa Mação, comemora o retorno do evento e a participação de trabalhos desenvolvidos pelo Estado. “É um espaço de trocas de experiências relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública nos três níveis de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde)”, frisou.

Segundo Mação, o retorno do encontro e a participação dos profissionais capixabas, além da apresentação das ações realizadas por eles, trazem impactos positivos ao influenciar na formulação e implantação de políticas e práticas no território estadual, referentes à epidemiologia, prevenção e controle das doenças.

Para Gabriella Lima Santos, representante do CIEVS e uma das autoras do trabalho, a expectativa para o evento é de dias produtivos, muito conhecimento, trabalho e troca de experiências. “Além de poder apresentar a nossa pesquisa, a mostra marca um momento também de troca de experiências e de conhecer estratégias de vigilância realizadas por outros estados e municípios, o que é muito válido”, disse.

Presente na Sessão 6, sobre “Preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública”, o trabalho, segundo Gabriella Lima Santos, apresenta as estratégias adotadas pela Sesa e o município de Santa Leopoldina na investigação do surto de Histoplasmose. “Sobretudo, como nossa ação foi importante para evitar novos casos e agravamento, uma vez que se trata de uma infecção fúngica de ampla distribuição global”, explicou.

Feliz pelo reconhecimento do trabalho realizado na Região Sul de Saúde do Estado, Patrícia Marin Callegari ressalta que a seleção do relato dela de experiência e destaca que também é uma oportunidade de valorizar o trabalho do profissional da saúde na educação continuada e no segmento aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O trabalho da profissional é um dos três selecionados em todo o País para fazer parte da Sessão 10, destinado à “Produção técnico-científica por parte de profissional do SUS, que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde” (especialização).

“Com essa valorização ao trabalho dos profissionais de saúde no SUS, contribuímos com a educação continuada dos farmacêuticos municipais e, principalmente, com o tratamento adequado e oportuno dos pacientes, uma vez que o trabalho mostra a avaliação qualitativa das dispensações de medicamentos nos municípios, a verificação de inconsistências frente aos protocolos clínicos do Ministério da Saúde e orienta as adequações de tratamento, além de proporcionar busca ativa de casos de abandono e subnotificações”, destacou Patrícia Marin Callegari.

A ExpoEpi tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde e divulgar as práticas exitosas que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública brasileira, além de premiar, por meio da mostra competitiva, os profissionais, os serviços de saúde do País e os movimentos sociais que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo