07/06/2022 17h00

Tratamento de Leishmaniose é tema de capacitações promovidas na Região Sul

A primeira atividade foi realizada no dia 26 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim, e novas capacitações acontecem este mês em Iúna.

A Superintendência Regional Sul de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, promoveu a capacitação “Tratamento Intralesional teórico-prático da Leishmaniose cutânea”. A atividade foi realizada no último dia 26 de maio, no auditório do Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), em Cachoeiro de Itapemirim.

Mais duas capacitações focadas na doença estão previstas para este mês de junho. Ambas vão ocorrer em Iúna, na microrregião Caparaó, nos dias 09 e 23 de junho, e os temas serão, respectivamente, tratamento intralesional e procedimento de escarificação (raspagem na lesão).

O objetivo é capacitar médicos das redes municipais de saúde para o diagnóstico e tratamento intralesional da doença, em função do aumento de casos confirmados na região, nos últimos cinco anos. Somente em 2021, conforme dados da superintendência, foram tratados 14 pacientes. Já do início deste ano até maio, são 15 pacientes em tratamento.

A capacitação foi ministrada presencialmente, na modalidade teórico-prática, pela referência Estadual em Leishmaniose da Secretaria da Saúde (Sesa), Juliana Tovar, e pelo médico infectologista referência da Sesa, Raphael Zanotti.

Participaram da formação médicos e enfermeiros dos municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta, da microrregião Central Sul; e também dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul, da microrregião Litoral Sul.

“O principal intuito da capacitação foi orientar os profissionais inscritos sobre a importância de eles se tornarem multiplicadores para outros profissionais em seus municípios”, ressaltou o superintendente Regional de Saúde, Márcio Clayton.

“Destacamos aos participantes da atividade o comprometimento que eles deverão ter no atendimento a eventuais pacientes”, acrescentou a referência técnica em Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) da Regional Sul, Ana Cláudia Araújo.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra