USP Ribeirão Preto faz visita de benchmarking no Hospital Dr. Jayme
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu, na última semana, representantes da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, para uma visita de benchmarking. O coordenador e o vice-coordenador da unidade de emergência do Hospital das Clínicas da cidade paulista conheceram a estrutura física da unidade capixaba de saúde, uma das mais atuais do País.
Segundo os representantes da USP de Ribeirão Preto, o propósito é conhecer algumas edificações pelo País que sirvam de exemplo para a construção de um novo hospital para a Faculdade de Medicina, já que a atual data da década de 1950.
“Nossa unidade de saúde é referência, na região, para todos os tipos de emergências. Temos 247 leitos e percebemos que a estrutura não comporta mais ajustes. O hospital nasceu em 1956 e as reformas e atualizações na estrutura física, tão necessárias para o desenvolvimento da faculdade, não são mais possíveis”, explicou coordenador da Unidade de Emergência da USP Ribeirão Preto, Carlos Henrique Miranda.
A visita foi acompanhada pelo coordenador médico da Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme, Alexandre Bittencourt, e pela gerente-geral assistencial da unidade, Poliana Petersen, que apresentaram os setores e explicaram o funcionamento das áreas. Médico e enfermeira, respectivamente, destacaram os pontos favoráveis do projeto arquitetônico e a organização mais adequada para o trabalho dos profissionais.
“As ilhas de enfermagem no centro dos setores é um diferencial do projeto porque permite que os profissionais fiquem próximos a cada quarto, além de garantirem uma visão geral”, comentou Bittencourt.
Já Poliana Petersen destacou a luminosidade e a amplitude dos quartos. “Outro ponto que eu chamaria atenção é em relação à luminosidade do ambiente e o espaço dos quartos. O Hospital Dr. Jayme foi pensado para utilizar os conceitos de humanização e acolhimento e é possível perceber que isso faz diferença aos nossos pacientes”, explicou a gerente-geral assistencial do Hospital Dr. Jayme.
Os representantes da USP Ribeirão Preto percorreram toda a unidade e, ao final, questionaram o que fazia diferença para a assistência, no que se refere à estrutura. Os profissionais do Hospital Dr. Jayme foram unânimes em listar três pontos: cultura de Qualidade, sala de choque e Ouvidoria.
“Sem dúvida, o escritório da Qualidade implantado desde o início de nossas atividades é um grande diferencial para o nosso trabalho. Percebemos o envolvimento dos funcionários nos processos, a organização dos fluxos e o comprometimento com as nossas metodologias. A ‘sala de choque’ também é muito importante e, se eu puder te dar um conselho, construa um espaço como esse também, ele salva vidas. O trabalho é ágil e rápido”, garantiu Alexandre Bittencourt, coordenador médico da Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme.
Já a gerente-geral lembrou o setor de Ouvidoria. “A Ouvidoria é um canal aberto do paciente/acompanhante para conosco, gestão do hospital. Esse contato é importante para medirmos nossas ações e garante a melhoria contínua de todos os nossos processos”, destacou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 3331-7552