Usuários do Hospital Dr. Jayme são recebidos com delicioso café da manhã

Pacientes e acompanhantes que buscam atendimento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, são recebidos, diariamente, com um delicioso café da manhã. A ação é, na verdade, um programa idealizado pelo Instituto Autoglass, denominado Café Fraterno, e disponibiliza um container climatizado com toda a estrutura de uma cozinha para que os voluntários preparem e sirvam o lanche, além do apoio logístico e de gestão.
Os voluntários, cerca de 40 pessoas, foram divididos em equipes para atuar de segunda a quinta-feira, e chegam logo no início manhã para o preparo e a distribuição dos lanches. Diariamente, 300 pães, além de café e leite são servidos nas unidades ambulatoriais e nas recepções Principal, Urgência e Emergência e Maternidade. Essa parceria amplia o acolhimento aos que necessitam dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
“Destacamos o empenho da AEBES (Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense), organização social que administra o Hospital Dr. Jayme, em realizar e ampliar ações de acolhimento aos pacientes e acompanhantes que precisam de serviços de saúde. Esta parceria veio fortalecer o atendimento qualificado e a humanização na assistência com que trabalhamos todos os dias”, garantiu Marta Almeida, coordenadora de Projetos Sociais do hospital.
O Programa Café Fraterno acontece, há mais de cinco anos, em outros dois hospitais da Grande Vitória.
Programa Pão da Vida
A parceria com o Instituto Autoglass veio reforçar uma ação que acontece no Hospital Dr. Jayme desde sua abertura, em 2013, quando um caso chamou atenção da equipe. Uma paciente de Brejetuba, interior do Estado, não dispunha de recursos para comprar um simples lanche e, aproximando o horário do almoço, a paciente desmaiou, sendo atendida pelos médicos de plantão.
“Assim que ela retornou à consciência explicou que estava com fome porque o transporte do município saiu às 3 horas da madrugada e ela, infelizmente, não tinha dinheiro para o alimento. A partir daí trabalhamos para garantir a plenitude do atendimento ao paciente com acolhimento digno e humanizado, desde sua entrada no hospital”, explicou Marta Almeida, coordenadora de Projetos Sociais do hospital.
O Programa Pão da Vida nasceu com o objetivo de servir lanches para os pacientes e acompanhantes que procuravam a unidade para atendimento e, muitos deles, sem condições financeiras de subsidiar o alimento. Daí, o trabalho para a formação de voluntários sociais que pudessem disponibilizar, sobretudo, o seu tempo para servir o próximo.
“Durante quase quatro anos, as ações foram realizadas todos os dias e ampliamos também para o almoço e o período noturno, com a força dos voluntários. O Instituto Autoglass agregou valor ao serviço de distribuição de lanches pela manhã ao garantir uma gestão comprometida com a qualidade e organização das ações oferecendo jalecos, toucas, capacitação dos voluntários no manejo da cafeteira automática e no procedimento da preparação e distribuição dos lanches”, concluiu Marta.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 99274-5245