UTI do Hospital Dr. Jayme conta agora com farmacêuticos clínicos exclusivos
Os pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, contam agora com um diferencial na segurança clínica. Desde o início do mês de julho, duas farmacêuticas trabalham exclusivamente no local acompanhando todo o processo de medicação.
“Os pacientes internados na UTI possuem um grau de complexidade maior do que os demais. Necessitam de muitas medicações, em doses e horários diversos, além das complicações de cada caso. Por isso, fizemos um estudo e acreditamos que a interação da equipe assistencial com os farmacêuticos trará melhores resultados, em curto prazo, tanto para os pacientes quanto para a equipe,” explicou Thais Regado, gerente de Farmácia do Grupo Aebes, que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme.
Os profissionais cumprem uma carga horária de 8 horas por dia à disposição da UTI e trabalham dando suporte aos fluxos do setor. Em relação à equipe médica, as farmacêuticas auxiliam no ajuste da dose, nos horários específicos para cada medicação e na indicação da melhor substância para cada paciente. Já em relação à equipe de enfermagem, o trabalho é acompanhar a dispensação e instalação de drogas vasoativas e eletrólitos (minerais que permitem a regulação dos procedimentos).
“Os pacientes necessitam de um grande volume de medicamentos, por isso, orientamos quanto ao preparo, às vias corretas de administração, quanto ao ajuste dos períodos de infusão e alertamos sobre possíveis interações medicamentosas. A nossa grande conquista é contribuir para melhorar a assistência prestada aos pacientes,” destacou a farmacêutica, Sarah Gosvaski.
A gerente de Farmácia, Thais Regado, explicou ainda que a farmácia clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos. Os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente e apoiam a equipe multidisciplinar, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar.
“O objetivo de alocar farmacêuticas na UTI foi, justamente, garantir maior segurança a todos os envolvidos, pacientes e equipe assistencial. Pacientes, acompanhantes e familiares agora têm mais um profissional capacitado na assistência, avaliando e monitorando os fluxos. Já a equipe tem à disposição um profissional para o suporte técnico necessário,” avaliou Thais Regado.
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
Foto: Assessoria de Comunicação/HEJSN
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27