12/08/2021 18h46 - Atualizado em 16/08/2021 10h05

Vigilância em Saúde realiza 1º curso de leitura de lâminas de Leishmaniose Tegumentar Americana

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, promoveu entre os dias 02 e 08 de agosto, o 1º Curso Teórico Prático de Leitura de Lâminas para Diagnóstico Parasitológico de Leishmaniose Tegumentar Americana. O evento foi realizado no Laboratório de Parasitologia da Faculdade Multivix, em Vitória.

O objetivo do curso foi de auxiliar tecnicamente os municípios participantes para elucidação diagnóstica do agravo, contribuindo para o tratamento em tempo oportuno, além de proporcionar maior entendimento sobre o ciclo de transmissão da Leihsmaniose.

A coordenação do curso foi realizada pela médica sanitarista Adalzira Pagani, com apoio da referência técnica da Sesa, Juliana Tovar. As aulas práticas foram ministradas pelos instrutores do Laboratório Central do
Espírito Santo (Lacen/ES), Marcos Braga e José Carlos Caucho.

A médica sanitarista alertou para a incidência da doença na Região Metropolitana de Saúde e como as ações de prevenção são importantes para conscientizar a população sobre o assunto.

“A Leishmaniose Tegumentar nos municípios da Região Metropolitana, representam cerca de 85% do total dos casos do Estado. O diagnóstico e tratamento adequado é fundamental para a qualidade de vida do paciente. Além disso, é importante que as ações de promoção e prevenção, perpassem pelo controle vetorial e devem ser propagadas à população, por meio da educação em saúde e de ações intra e intersetoriais”, destacou Adalzira Pagani.

Nesta 1ª edição do curso, foram contemplados os municípios de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória. Participaram do curso cinco alunos do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância em Saúde como Campo de Práticas.

Além dos instrutores técnicos do LACEN também participaram os técnicos do Ministério da Saúde Claudiney Biral e Elton Meriguete, que contribuíram com o conteúdo teórico de Controle Vetorial.

Os organizadores do curso agradeceram o apoio da Instituição Multivix Vitória e a Coordenadora de Laboratórios Margarida Aparecida Vieira. A médica sanitarista, Adalzira Pagani, informou que está sendo programada novas edições do curso na mesma linha e estrutura para o final de setembro no município de Afonso Cláudio, onde serão comtemplados também os técnicos de Laranja da Terra.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard